Saúde de Barra do Piraí conclui mais uma fase do mutirão de catarata
Na quinta-feira, 31, a prefeitura de Barra do Piraí, através da Secretaria de Saúde, realizou mais uma etapa do mutirão de catarata. O evento foi realizado no Central Sport Club e, por meio de dois segmentos, um às 10 e outro às 14 horas, foram feitos agendamentos e entrega de autorizações para as futuras consultas. A ação é a concretização de mais um estágio do mutirão direcionado à cirurgia.
No dia 15 de agosto, a secretária entrou em contato com os pacientes com indicação para a cirurgia de catarata. Então, todos os pedidos que estavam na Secretaria de Saúde foram respondidos e, a partir da resposta, começaram os encaminhamentos para os exames pré-operatórios e o processo perdurou até o dia 24 do mesmo mês. Logo depois, iniciaram as consultas com a equipe cirúrgica oftalmológica para confirmar o caso de indicação para catarata e foi feita uma listagem. Por fim, foi feita a reunião para o estabelecimento da consulta pré-anestésica, que tem como objetivo analisar a condição clínica do paciente para definir a data da cirurgia.
O secretário de saúde interino, Dione Caruzo, relatou sobre a reestruturação da saúde pública e como a população está sendo respaldada. “Quando assumi o cargo de secretário interino de Saúde foram me dadas duas missões principais. A primeira era tornar os postos de saúde dos bairros funcionais, porque os hospitais estavam sobrecarregados. E, graças a uma série de ações, conseguimos convocar mais profissionais e estruturar uma Atenção Primária de qualidade, mas não paramos por aí. A outra tarefa foi diminuir as filas de exames, consultas e cirurgias, que estavam gigantes depois da pandemia”.
“Agora, estamos fazendo mutirões de exames com uma média de 200 pacientes por semana e seguimos os processos dos mutirões de cirurgias. Hoje, buscamos fornecer esse mutirão de catarata, uma cirurgia que muitos necessitam e que no privado custa cerca de 12 mil reais. Então, é uma grande conquista para todos nós e vamos seguir em frente. A nova da Saúde construída pelo governo está funcionando, os hospitais estão sendo respaldados, as unidades básicas de saúde estão operacionais. Então, peço que em caso de qualquer dúvida ou problema, venham até nós. Pois, reafirmando uma fala do prefeito, a vida não tem preço”.
Durante a cerimônia, Andréa Cukier, diretora geral de gestão em Saúde, ressaltou que “É uma imensa satisfação ter vocês aqui hoje. Nós iniciamos o processo do mutirão acreditando que os desdobramentos iriam ser os melhores possíveis e, depois de várias etapas, finalmente chegamos até aqui. Vocês nos atenderam e estamos felizes em conseguir proporcionar isso a vocês. Agora, a gente entrega o agendamento para fazer a parte pré-anestésica e sair já com a cirurgia marca”.
Durante o evento, o prefeito Mario Esteves abordou a trajetória da saúde na cidade e o seu desenvolvimento. “No início do governo o maior problema era a saúde, a cobertura dos postos era precária e os hospitais estavam à beira do colapso, mas, ao longo do tempo, graças a muitos esforços, conseguimos o respeito dos servidores e reestruturar a área, que, hoje, é 33% do orçamento municipal, mais que o dobro exigido pela lei. Muita coisa mudou, a evolução foi significativa. A equipe está de parabéns e, como sempre, me coloco à disposição. Vamos em frente, buscando, cada vez mais, o melhor para os barrenses”, aponta o chefe do Executivo.