Saquarema é a única cidade do Estado, além da capital, a assinar carta da COP 30 por soluções climáticas baseadas no oceano
A Prefeitura de Saquarema reafirmou seu compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade ao ser a única cidade do Estado do Rio de Janeiro, ao lado da capital, a assinar a Carta de Compromisso dos Governos Subnacionais Brasileiros com Soluções Climáticas Baseadas no Oceano, lançada nesta segunda-feira, 03 de novembro, no AquaRio, durante o evento “Soluções Climáticas Baseadas no Oceano: Governos Subnacionais na Vanguarda da Implementação”.
O documento, elaborado em articulação com a Enviada Especial para o Oceano da COP 30 e com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, simboliza um movimento inédito que coloca governos locais na linha de frente da proteção e restauração dos ecossistemas costeiros e marinhos.
Com a assinatura, Saquarema se une ao Mutirão Azul, movimento lançado no âmbito da COP 30 que reúne estados e municípios comprometidos com a construção de um futuro mais resiliente e equilibrado para os oceanos e as populações costeiras.
Para Saquarema, a adesão representa o fortalecimento de uma agenda que já vem sendo implementada no município, com foco na preservação dos ecossistemas costeiros, na educação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
Chamado à ação
“A assinatura dessa carta reafirma o nosso papel como uma cidade comprometida com o futuro do planeta. Nossos ecossistemas costeiros são fontes de vida, renda e identidade, e proteger esses espaços é investir na qualidade de vida das próximas gerações. O Mutirão Azul é um chamado à ação, e Saquarema está pronta para fazer parte dessa transformação”, afirmou Manoela Peres, Secretária Municipal de Governança e Sustentabilidade.
Entre os compromissos assumidos estão a integração das soluções climáticas baseadas no oceano aos instrumentos de planejamento municipal e estadual, a restauração de ecossistemas costeiros, o fortalecimento das áreas protegidas, o incentivo à economia azul sustentável e a inclusão de comunidades tradicionais nos processos de governança ambiental.
Além de representantes de Saquarema e do Rio de Janeiro, o evento no AquaRio contou com a participação de lideranças nacionais e internacionais, entre elas a oceanógrafa Dra. Sylvia Earle (Mission Blue), representantes do Ministério do Meio Ambiente, do BNDES, FMDV (Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades), Programa Cidades Verdes Resilientes, entre outros. A carta foi assinada por representantes de mais de 15 estados, como o Governo do Ceará, e mais de 20 prefeituras, como a de Curuçá – PA.

