São Sebastião é celebrado com missas lotadas na Igreja dos Capuchinhos e em outros pontos do Rio
No santuário da Tijuca, homenagem ao Padroeiro reuniu Dom Orani Tempesta e o prefeito Eduardo Paes
Sob a chuva que atinge a cidade, cariocas comemoram o Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio. A missa solene em homenagem ao santo, celebrada pelo cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, levou centenas de católicos à Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte, na manhã desta terça-feira (20). Com roupas vermelhas e flores, fiéis fizeram preces, agradecimentos e renovaram a fé.
Na missa celebrada pelo arcebispo, devotos se emocionaram e balançaram lenços vermelhos, em referência ao sangue derramado pelo santo por Cristo. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice, Eduardo Cavaliere, estiveram presentes na solenidade e subiram ao altar para lerem passagens. Dom Orani João Tempesta afirmou que São Sebastião é um exemplo de perseverança para os católicos e destacou que assim como o padroeiro, os cariocas devem renovar a fé na luta pela paz na cidade.
“São Sebastião é um grande exemplo de cristão que não desanimou com as perseguições e também para que os cariocas, que têm desde o século XVI essa devoção, possam nunca desanimar com as flechadas da cidade, da pessoa, da sua família, estar sempre como São Sebastião renovando a sua esperança. Nosso desejo é que a celebração de São Sebastião possa renovar no coração dos cariocas e dos que vivem aqui cada vez mais a esperança, a confiança e a luta por um mundo mais justo, mais humano, mais fraterno e pela paz nessa cidade”.
O Santuário Basílica de São Sebastião, conhecido popularmente como Igreja dos Capuchinhos, abriga a imagem primitiva do santo, e Dom Orani descreveu o templo como um relicário da cidade. “Quando foi destruído o Morro do Castelo e também a Catedral do Rio de Janeiro, os capuchinhos responsáveis desceram do morro trazendo a imagem histórica que está aqui agora restaurada, o marco português da cidade e também o túmulo de Estácio de Sá. Depois, aos poucos, construíram essa igreja, que é um pouco o relicário da cidade, da fundação dessa cidade”.
O prefeito do Rio prestou homenagens ao santo e celebrou estar em mais uma Dia de São Sebastião no comando da cidade. “Minhas homenagens aqui ao nosso santo padroeiro, São Sebastião, santo guerreiro, resiliente, que é a marca da nossa cidade. Portanto, hoje é um dia de alegria para todos nós cariocas. Mais uma vez estou aqui na Igreja dos Capuchinhos, pelo 14º ano, que é uma honra para mim, poder estar celebrando esse grande santo protetor da nossa cidade”.
Por conta chuva que cai no município desde a noite de segunda-feira (19) e provocou transtornos, como alagamentos, quedas de árvores e bolsões d’água, Paes fez um apelo para que a população aproveite o feriado sem grandes deslocamentos. “Como é feriado, quem puder, dá um jeito de ficar perto de casa, prestigiar o comércio local, vai no restaurante, no bar, na igreja perto de casa, evite grandes deslocamentos, porque a gente vai ter chuva o dia inteiro”.
À tarde, a partir das 16h, acontece a tradicional procissão, que sairá da Igreja do Capuchinhos em direção à Catedral Metropolitana, na Avenida chile. O cortejo, que percorre cerca de 5 km, foi declarado patrimônio cultural do Rio em 2014. Ao fim do trajeto, haverá a apresentação do Auto de São Sebastião, seguida de uma missa.
São Sebastião
São Sebastião foi um soldado cristão nascido em Milão, na Itália, por volta do século III, embora algumas versões indiquem Narbonne, na França, como seu local de nascimento. Nas fileiras do exército romano, tornou-se um dos oficiais favoritos do imperador Diocleciano. Apesar disso, manteve-se fiel à fé cristã. Denunciado por professar sua crença, foi condenado à morte.
Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas sobreviveu. Após se recuperar, voltou a se apresentar ao imperador e o confrontou pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de agir contra o Estado. Surpreso com a ousadia, Diocleciano ordenou que Sebastião fosse açoitado até a morte. Ele foi executado em 20 de janeiro de 288.

