São Pedro da Aldeia: Programa Saúde na Escola leva atividades educativas à E. M. Profª Maria Celeste de Campos
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue promovendo atividades educativas voltadas para a promoção da saúde nas unidades escolares da rede municipal. Nesta semana, o Programa Saúde na Escola (PSE) esteve na Escola Municipal Professora Maria Celeste de Campos, no Baixo Grande, com ações de saúde bucal, alimentação saudável, cuidados com o corpo e combate à dengue. A iniciativa foi conduzida pela Estratégia de Saúde da Família do bairro, com o apoio da Universidade Veiga de Almeida.
A enfermeira da unidade, Leinielie de Almeida, ministrou uma palestra sobre os cuidados necessários para que os alunos aprendam a se proteger e saibam como se comunicar em situações de violência. “Com o Programa Saúde na Escola, promovemos ações que impactam diretamente no bem-estar e no aprendizado dos estudantes. Também realizamos triagens, acompanhamos o crescimento e desenvolvimento, identificamos sinais de vulnerabilidade (nutricionais, emocionais e sociais) e fazemos encaminhamentos quando necessário. Atuamos de forma articulada com professores, gestores e famílias, fortalecendo o vínculo entre a escola e a unidade de saúde”, pontuou.
Os alunos participaram de uma contação de história com fantoches, de forma lúdica, sobre a importância dos alimentos benéficos para o organismo. A programação contou, ainda, com a participação da dentista da unidade, que orientou os alunos sobre a escovação correta, explicando os movimentos ideais e os cuidados diários necessários para manter a saúde bucal.
O combate à dengue também foi um dos destaques do encontro. Os agentes de endemias Rosane Moncada e Peterson de Oliveira apresentaram os diferentes tipos da doença, seus sintomas e formas de propagação. “A escola é a chave para combatermos o mosquito aedes aegypti. Não é apenas um local que ensina matemática ou história, é um ambiente onde formamos cidadãos conscientes. Ao ensinar as crianças a identificar e eliminar focos do mosquito, nós as transformamos em verdadeiros guardiões da saúde. Ver a dedicação dos alunos em aprender, ouvindo e perguntando, me dá a certeza de que, juntos, estamos construindo uma comunidade mais segura e saudável em São Pedro da Aldeia”, afirmou Peterson.