São João da Barra: Complexo portuário do Açu impulsiona o desenvolvimento da economia regional
Referência em logística e infraestrutura para o Brasil, o Porto do Açu – entre São João da Barra e Campos dos Goytacazes – é um dos principais vetores para o desenvolvimento socioeconômico do norte do estado do Rio de Janeiro. De 2015 (quando começou a operar) a 2024, registrou taxa média de crescimento de 27% ao ano em movimentação de cargas.
O desempenho do complexo portuário é superior aos dos demais, que cresceram cerca de 5% no mesmo período. No ano passado, movimentou 78 milhões de toneladas de carga, sendo o segundo maior do país em volume, abrigando, ainda dois dos dez maiores Terminais de Uso Privado (TUPs) do Brasil em movimentação no ano passado.
Trata-se do Terminal de Petróleo, da Vast Infraestrutura, e o Terminal de Minério de Ferro, da Ferroport. Os dados são divulgados pela diretoria do porto, através da assessoria de imprensa; aponta que 2022 a 2024, o número de acessos rodoviários cresceu 30% ao ano, e o acumulado de janeiro a setembro de 2025 se aproxima do total registrado em todo o ano de 2024, cerca de 136 mil veículos.
Quanto aos acessos marítimos, vêm crescendo a uma taxa média anual de 42% e já somam mais de 36 mil desde o início das operações, em 2014. O levantamento demonstra que, atualmente, cerca de 40% da receita tributária própria de São João da Barra advém das contribuições em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS) gerados de empresas que atuam no porto.
PROTAGONISMO – São ao todo seis, do Grupo Prumo, responsável pelo desenvolvimento do complexo porto-indústria – Prumo Logística, Porto do Açu Operações, Ferroport, Vast Infraestrutura, GNA, Dome e efen – que também é destacado como potencial gerador de empregos, renda e qualificação profissional do interior do estado.
Das empresas instaladas no complexo há cerca de sete mil colaboradores trabalhando, 70% deles de São João da Barra e Campos: “Isso comprova o compromisso do Porto com a criação de oportunidades para os talentos locais e com o desenvolvimento regional”, ressalta a assessoria assinalando que existem programas estruturados para entrada de jovens no mercado de trabalho, atraindo talentos e investindo em sua capacitação constante.
Entre as iniciativas estão Jovem Aprendiz, Estágio Técnico e Estágio Superior que fortalecem a empregabilidade local. “O fortalecimento da empregabilidade, aliado ao desenvolvimento econômico e ao investimento social, faz do Porto do Açu um dos grandes protagonistas da transformação do norte fluminense em um polo estratégico”, enfatiza a assessoria.