São Gonçalo realiza nova ação para trânsito mais seguro no Carnaval
Atividades para conscientização da população aconteceram na Praça Luiz Palmier
O Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta sexta-feira (13), mais uma ação buscando conscientizar a população sobre a necessidade do respeito às regras de trânsito. Desta vez, a ação foi realizada junto a pedestres na Praça Doutor Luiz Palmier, no Centro.
No evento, foram distribuídos panfletos informativos sobre o trânsito e revista educativa para crianças, além de atividades de simulação de embriaguez ao volante. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal.
Dentre os temas de conscientização debatidos estavam o perigo de beber e dirigir (que é infração gravíssima e gera multa, prisão e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação), a importância do respeito ao pedestre (reduzir a velocidade próximo a locais de grande circulação de pessoas), o uso dos equipamentos de segurança (como capacete e cinto de segurança), o perigo de usar celular ao volante e a necessidade de se respeitar a sinalização e os agentes de trânsito.
“Estamos realizando atividades pré-Carnaval para que as pessoas entendam o que é um trânsito seguro e para que possamos ter um momento de folia com mais segurança. A população precisa se conscientizar de que não é permitido beber e dirigir, entendendo também a importância de respeitar as regras de trânsito. O nosso lema é ‘Carnaval com alegria, trânsito com responsabilidade’, é momento de festa, mas também precisamos pensar na responsabilidade que temos no ato de dirigir”, disse Andrea Rosa, responsável pelo Departamento de Educação para o Trânsito.
Sérgio Terra, de 59 anos, participou do evento e utilizou o óculos que simula embriaguez.
“Eu achei essa experiência fantástica! Parece que estamos embriagados mesmo com o óculos. Eu concordo com essa ação! Tem muita gente que bebe e dirige, achando que não tem problema, conheço pessoas assim. Eu mesmo evito essa situação, mas é muito bom falarmos sobre o assunto para evitar maiores problemas”, disse o morador de Vista Alegre.

