São Gonçalo: Patrulha Maria da Penha celebra um ano de atividades com curso de capacitação
Evento no Teatro Municipal reuniu guardas de mais nove cidades do Estado
Mais de 50 agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo e de outras nove cidades do Estado do Rio participaram do curso de capacitação sobre a Lei Maria da Penha no Teatro Municipal de São Gonçalo, na manhã desta quarta-feira (17). O evento faz parte das celebrações de um ano do Grupamento Patrulha Maria da Penha de São Gonçalo.
O Grupamento atua diretamente em casos de agressões e ameaças contra a integridade de mulheres. A Patrulha Maria da Penha contribui para proteção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, de forma integrada às ações realizadas pela rede de atendimento que combate a violência contra a mulher.
Na mesa de abertura do curso, estiveram presentes o subsecretário de Ordem Pública, primeiro tenente Carlos Henrique Guimarães da Silva; o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes; a subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva; a presidente da Comissão em Combate à Violência Contra a Mulher OAB/SG, Rosilene Alonso; a delegada da DEAM SG Ana Carla Rodrigues Moura Nepomuceno; a vereadora Patrícia Silva; além de representantes do São Gonçalo Presente e da Vara de Violência Doméstica.
O subsecretário de Ordem Pública, primeiro tenente Carlos Henrique Guimarães da Silva, anunciou que a Patrulha Maria da Penha vai receber duas novas viaturas para aprimorar ainda mais a atuação da equipe.
“A Guarda Municipal vem enfrentando e solucionando vários problemas na segurança pública e a Patrulha Maria da Penha está realizando um excelente trabalho em complementação a isso. São capacitações como estas que dão mais segurança ao agente público e esse é o nosso foco”, destacou.
“É muito importante ver o quanto a Patrulha Maria da Penha vem atuando. É um orgulho ver como esses guardas estão atendendo e conscientizando mulheres em situação de violência pela cidade. Eles estão cuidando, preservando e salvando vidas. A Patrulha também assiste, acompanha e explica as questões de violência para as gonçalenses. Esse trabalho é essencial”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes.
No curso desta quarta-feira (17), foram abordados diversos temas com o objetivo de dar mais embasamento para o trabalho dos agentes da Patrulha Maria da Penha em todo o Rio. É o que explicou Gedir Manoel Rodrigues, que atua na Patrulha Maria da Penha de Macaé há oito anos e é parceiro da Echo Humanos, startup responsável por palestras e treinamentos sobre violência doméstica e familiar. Ele foi um dos palestrantes do evento.
O curso teve início nesta quarta-feira (17) e se estenderá até esta quinta-feira (18), no Teatro Municipal, quando haverá a entrega dos certificados aos participantes.
Onde denunciar violência contra a mulher
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
Disque 190 – Em Situação de flagrante
Buscar a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).
Serviços:
CEOM – Centro Especial de Orientação à Mulher Zuzu Angel (21) 3758-5060 / (21) 96427-0012 / (21) 99607-0043
Sala Lilás – Atendimento especializado para mulheres vítimas de violência (21) 2701-5622 | (21) 3715-2155 / (21) 99960-6715