9 de dezembro de 2025
DESTAQUELeste MetropolitanoMunicípiosNotíciasSão Gonçalo

São Gonçalo passa a contar com mais um batalhão da Polícia Militar

Governador Cláudio Castro entrega o 1º BPM, na Venda da Cruz, reivindicado pelo prefeito Capitão Nelson desde seu primeiro mandato como vereador

Um sonho que se torna realidade. Essa é a frase que descreve a inauguração do 1° Batalhão de São Gonçalo, antiga reivindicação do prefeito Capitão Nelson, localizado na Venda da Cruz. A cidade, que já conta com o 7º BPM, no Alcântara, agora recebe um reforço para o patrulhamento da cidade por áreas. O novo batalhão, que terá o tenente-coronel Carlos Eduardo da Silveira Monteiro como comandante, possui um Centro de Comando e Controle com câmeras que irão ajudar no patrulhamento da cidade.

O 1° BPM funcionará com um efetivo formado por duas companhias do 7° BPM e mais 500 novos recrutas, cobrindo a área da 72ª DP (Mutuá) e 73ª DP (Neves); já o 7° BPM seguirá no Alcântara, cobrindo as áreas da 74ª DP (Alcântara) e 75ª DP (Rio do Ouro). A nova unidade terá ainda mais de 50 viaturas, motocicletas e um veículo blindado.

O evento de entrega do novo BPM aconteceu nesta terça-feira (9) e contou com a presença do governador Cláudio Castro; do prefeito Capitão Nelson; do coronel Marcelo de Menezes Nogueira, secretário de Estado da Polícia Militar; do secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas; do vice-prefeito de São Gonçalo, João Ventura; do deputado federal Altineu Côrtes; e do subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Estado das Cidades, Fábio Araújo; além de outras autoridades políticas, militares e convidados.

O novo batalhão em São Gonçalo é literalmente um sonho que se tornou realidade para o prefeito Capitão Nelson, que pensava na ideia ainda quando estava na Polícia Militar, atuando na cidade de São Gonçalo. Desde 2005, quando iniciou a carreira política como vereador, ele sempre reivindicou a instalação de um segundo batalhão na cidade para fortalecer o trabalho que já era feito pela Polícia Militar.

“Quando o 11° BPM saiu daqui de Neves, em 1985, eu comandava uma guarnição do Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo) no 7° BPM e ali entendi que só um batalhão não tinha condições de cuidar dos 93 bairros da cidade. Quando me tornei vereador, comecei a mobilização para um novo batalhão. E agora, graças ao governador Cláudio Castro, estou vendo esse novo batalhão em São Gonçalo e nossa população ter mais dignidade, com uma série de obras jamais vistas, como as intervenções de infraestrutura do Bom Retiro, Eliane, Iêda, Santa Izabel, o Parque RJ que vamos inaugurar no próximo mês e o MUVI, que é o maior corredor viário da nossa cidade”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O governador Cláudio Castro também destacou a parceria entre a Prefeitura e o Estado para a realização de importantes obras em São Gonçalo.

“Me lembro quando o Capitão Nelson virou deputado estadual e já falava que em São Gonçalo havia muita coisa a ser feita, mas que deveríamos começar pela segurança pública. Tinha a questão do antigo Piscinão, das obras do Centro, do viaduto do Jardim Catarina, solicitações que hoje são realidade, mas o Capitão sempre se preocupou com a segurança pública. E Deus nos deu a graça de construir uma nova história, com investimento e atenção às pessoas. Agora, inauguramos mais esse sonho: o novo batalhão”, disse o governador, enfatizando o apoio e parceria com o deputado federal Altineu Côrtes.

“A cidade tem 1 milhão de habitantes, 249 quilômetros quadrados de área e isso tudo estava nas mãos de um só comandante. O Coronel Lourival vem fazendo um trabalho brilhante no 7° BPM e tenho certeza que agora ele vai aperfeiçoar mais suas ações. O Capitão Nelson batalha por isso desde a época de vereador. Quando eu fui eleito deputado estadual, o Capitão falou sobre essa discussão do novo batalhão, levei ao conhecimento do governador Cláudio Castro, que instituiu um grupo de estudo para avaliar tecnicamente se era viável. Hoje estamos aqui, após um trabalho que progrediu com a união de esforços e todas as adaptações necessárias. A inauguração de hoje é um marco na segurança pública de São Gonçalo”, disse o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.

O deputado federal Altineu Côrtes, que destinou quase R$ 9 milhões de recursos para fortalecer a estrutura policial no Estado, também reforçou a importância do novo batalhão de São Gonçalo.

“Esse sonho do Capitão Nelson, que sentiu na pele o combate à violência em São Gonçalo, está sendo cumprido graças ao esforço dele. O Capitão enfrentou grandes batalhas, os equipamentos da Polícia Militar não eram como são hoje, o governador Cláudio Castro foi o que mais investiu em segurança pública no nosso Estado e na nossa cidade de São Gonçalo, mudando e salvando vidas. O novo batalhão vai ser muito importante para a segurança do nosso município e para o trabalho dos nossos policiais”, destacou.

O secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, afirmou que o novo batalhão chega para atender uma necessidade de melhoria da gestão na área que tem alta demanda para o policiamento.

“É um momento histórico e marcante para a Polícia Militar e para o plano de expansão de policiamento ostensivo da Polícia Militar em todo o Estado do Rio. A inauguração do 1° BPM visa reestruturar a segurança pública do Estado. São Gonçalo é o município mais populoso após a capital. Hoje, este justo e antigo pleito se torna realidade. É com muito prazer que, liderado pelo governador Cláudio Castro, realizamos essa entrega”, afirmou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *