São Gonçalo mantém oferta de testes de covid-19
Com doença controlada, Secretaria de Saúde oferece exame em 16 unidades
Mesmo com a doença controlada na cidade, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo continua realizando o teste para detecção da Covid-19 em 16 unidades de saúde. O teste é indicado para pessoas que apresentam os sintomas da doença entre o 1º e 7º dia. Para a testagem, não há necessidade de consulta médica.
“Ao apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor no corpo, dor de cabeça, cansaço, perda do olfato ou paladar e diarreia, o gonçalense pode procurar as unidades de saúde que realizam o teste. Caso seja positivo, o paciente será encaminhado para a consulta médica para avaliação e orientação adequada”, explicou a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane.
A medida reforça a vigilância em saúde e contribui para o monitoramento e controle da doença no município. Os gonçalenses também devem seguir as recomendações de prevenção, como higiene das mãos e vacinação, que também continua disponível para públicos específicos nas unidades de saúde da família (USFs), clínicas e polos.
O teste está disponível em horário de funcionamento das seguintes unidades: polos sanitários Washington Luiz Lopes, Zé Garoto; Hélio Cruz, Alcântara; Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa; Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; Augusto Sena, Rio do Ouro; PAMs Neves e Coelho; clínicas Barro Vermelho, Colubandê, Mutondo, Lagoinha, da Criança, no Zé Garoto e Dr. Zerbini, Arsenal; e nas Umpas Santa Luzia, Nova Cidade e Pacheco.
A partir da segunda quinzena de janeiro, a Unidade de Saúde da Família (USF) Vista Alegre também vai oferecer o exame.

