São Gonçalo: HCCOR promove atividades em alusão ao Novembro Azul
Pacientes e funcionários participaram das ações de conscientização
A Campanha Novembro Azul chegou ao Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), nesta segunda-feira (24), com uma série de atividades especiais para pacientes e funcionários. A ação de conscientização continua na próxima sexta-feira (28), reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além da promoção da saúde integral do homem.
O movimento de informação, acolhimento e sensibilização começou com uma dinâmica conduzida pela enfermeira Vanessa Peres, do Núcleo de Educação em Saúde (Neps) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, que abordou cuidados essenciais com a saúde e a importância da prevenção na recepção ambulatorial da unidade.
“O Neps foca na educação e informação. Essa é mais uma forma da gente conversar e falar sobre a prevenção do câncer de próstata. A gente foi criado em uma sociedade com a imagem do homem forte, vigoroso, que não chora e não sente dor. E precisamos mudar isso. O homem também tem que se cuidar e também precisa de ajuda. Estamos aqui para mostrar isso e para que seja replicado por eles em casa”, destacou Vanessa.
O aposentado Simeão Maia, que completou 83 anos nesta segunda-feira (24), estava na recepção e deu o seu testemunho sobre o tema. “A saúde é o principal fator de preocupação para todos. A gente tem que dar o exemplo. Quando a gente não se cuida, como vai orientar filhos e netos? O melhor exemplo é o que a gente faz e aprende. Nós somos o exemplo para o restante da família. Eu, com 83 anos, estou bem porque sempre me cuidei”, relatou.
Para os funcionários, a terapeuta integrativa Cláudia Nôvoa ofereceu sessões de reflexologia nas mãos, proporcionando bem-estar aos participantes. A agenda seguiu com a atividade “Conexão – Nutrição e Serviço Social”, discutindo os direitos dos pacientes oncológicos e uma palestra que explicou a importância e o funcionamento do exame PSA – principal método de rastreamento do câncer de próstata através do exame de sangue.
As ações serão retomadas no dia 28 com uma atividade lúdica voltada aos pacientes do ambulatório, promovida pelas equipes de Serviço Social, Nutrição e Laboratório. Também haverá a dinâmica “Caixa Azul”, que incentivará a participação ativa de pacientes e acompanhantes em debates sobre prevenção e autocuidado.
Finalizando as ações de orientação, será realizada a apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo e a palestra do enfermeiro Rodrigo Pinto Pimenta, que apresentará o tema “Prevenção sobre o Novembro Azul com Foco na Saúde Mental” para os colaboradores, destacando a importância de discutir não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional dos homens.

