São Gonçalo garante ações de conscientização sobre uso de álcool e drogas durante o ano
Projeto Sempad em Formação Cidadã debate o tema com estudantes da cidade
No ano de 2025, a Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas (Sempad) da Prefeitura de São Gonçalo deu início ao projeto “Sempad em Formação Cidadã”, uma iniciativa do Governo Federal que garantiu palestras e dinâmicas para mais de 600 estudantes da cidade em 14 instituições.
O projeto promove a conscientização e a formação de alunos do ensino médio e universitários do município, para atuação como multiplicadores em programas de prevenção, apoio e divulgação das ações em prol do enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas.
Além das palestras educativas e preventivas nas escolas e universidades, os agentes da Sempad participaram de campanhas e ações sociais para acolhimento da população e alinharam o contato com a rede de atendimento social, como CRAS, CAPS AD, AA e NA, para fortalecer os serviços de tratamento contra as drogas.
Todas as atividades foram desenvolvidas de forma interativa, com uso de recursos audiovisuais, dinâmicas de grupo, distribuição de material informativo e momentos de escuta e debate.
A equipe técnica formada pelo projeto reúne um coordenador pedagógico, dois professores especialistas no tema e quatro agentes de campo.
“O SEMPAD em Formação Cidadã ampliou a capacidade dos participantes de compreender seus direitos, deveres e o papel de cada um na construção de uma sociedade mais saudável. Isso é fundamental no contexto das políticas sobre álcool e outras drogas, onde a vulnerabilidade social costuma reduzir o acesso à cidadania plena. A superação da meta estabelecida fortalece ainda mais esse impacto, como um marco numérico e como evidência de que a metodologia adotada funciona e gera transformação real. Mais do que alcançar números, o projeto mostra que está produzindo impacto social mensurável, fortalecendo o eixo de prevenção, cuidado e reinserção social, pilares fundamentais da nossa secretaria”, afirmou o secretário de Políticas sobre Álcool e Drogas, Claudinei Siqueira.

