Saneamento em Cores: BRK promove oficinas de grafite com estudantes de Macaé para unir arte, meio ambiente e saneamento
Ação estimula a consciência ambiental e aproxima jovens e comunidade da importância do saneamento básico por meio de atividades lúdicas e educativas
O grafite, presente em diversos murais e espaços públicos de Macaé, é uma expressão artística marcante da cultura local, e agora ganha um novo significado com o projeto Saneamento em Cores. A iniciativa, promovida pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário do município, realizou nesta semana, uma oficina prática de grafite com adolescentes do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, transformando muros de unidades operacionais da empresa em verdadeiras telas de conscientização ambiental.
A Estação de Tratamento de Esgoto Mutum, localizada às margens da Rodovia Norte-Sul, foi um dos espaços escolhidos. Como essa é uma via de grande circulação de pessoas e veículos, para garantir a segurança, as equipes de QSSMA e Operação da concessionária fizeram a sinalização e bloqueio de uma das pistas.
Conduzidas por profissionais do grafite, as oficinas ofereceram aos jovens uma experiência artística e educativa, despertando o olhar criativo e ambiental de forma lúdica, expressiva e transformadora. Além disso, os painéis são uma oportunidade de sensibilizar a população sobre atitudes que contribuem para o cuidado com a cidade e o meio ambiente. “Acredito que ao colorir os muros da cidade, os alunos também passam a olhar com mais atenção para o espaço público, entendendo que cada rua faz parte de um ambiente que precisa ser respeitado e preservado. Essa vivência ajuda a despertar a consciência de cidadania, o senso de pertencimento e o respeito com o meio ambiente, mostrando que todos nós podemos contribuir para uma cidade mais bonita e sustentável” – pontua a professora Lúcia Helena Gama.
Além do contato com a arte urbana, os participantes conheceram o Laboratório da BRK, responsável pelas análises de água bruta, água salina/salobra (corpos hídricos) e água residual (esgoto bruto e efluente tratado). “Não tive aula de química ainda na escola e confesso que não me interessava pelo assunto, mas com a aula que tivemos no laboratório, despertou o meu interesse, de quem sabe até trabalhar nesta área no futuro” – relata a aluna, Ana Clara Carvalho.
A visita foi acompanhada ainda, por uma palestra sobre saneamento, ministrada pela equipe da concessionária, que reforçou a importância dos serviços para a saúde e o meio ambiente. “Envolver os jovens e a comunidade em ações lúdicas é uma forma de aproximar as pessoas do saneamento e da preservação ambiental. O grafite traduz de maneira criativa o papel de cada um na construção de uma cidade mais sustentável. Quando a arte encontra o propósito, nasce uma nova forma de conscientização” – destaca Janaina Garcia, supervisora de Responsabilidade Social da BRK.

