Saiba quais são os cursos mais concorridos do Enem
Seguindo o padrão de edições anteriores do exame, Medicina aparece como a graduação mais cobiçada pelos candidatos
Notas de corte
– Medicina (Unilab) – 856,44
– Medicina (UFRJ – Cidade Universitária) – 823,79
– Engenharia da Computação (UTFPR) – 823,38
– Medicina (UEM) – 822,62
– Medicina (UFSC) – 820,60
– Medicina (UFTM) – 819,92
– Medicina (UEMS) – 818,14
– Medicina (UFMG) – 812,48
– Medicina (UFRJ – Macaé) – 812,26
– Medicina (UFSB) – 811,91
“No primeiro dia, eu abro o caderno de questões e vejo o tema da redação. A partir disso, já consigo pensar nos repertórios e ideias que eu posso colocar no meu texto. Eu gosto de dividir entre 15 questões de linguagens e 15 questões de humanas, assim eu vou intercalando até fechar a prova”, relatou a jovem.
No segundo domingo, quando os conhecimentos avaliados são de Ciências da Natureza e Matemática, Maria Luiza afirma que prefere fazer as questões de biologia primeiro. Depois disso, ela prioriza as mais fáceis de matemática. A candidata explica que costuma deixar as questões de maior dificuldade para o fim, como as de Física.
A estratégia de Miguel no dia da prova é sempre começar pelas questões mais fáceis. O aluno relata que, na parte de Linguagens e Ciências Humanas, sempre inicia pelos enunciados com imagens. Depois, vai para os que têm texto pequeno e escreve a redação. Assim, o vestibulando consegue otimizar o tempo e ter um controle maior sobre a avaliação.
“No segundo dia, eu tento seguir com a mesma estratégia. Eu primeiro passo o olho na prova para ver quais são as questões que eu tenho uma facilidade maior. A partir disso, vou fazendo marcações para saber quais são as fáceis, as difíceis e as médias”, acrescenta o candidato.
A docente recomenda a resolução de questões para o preparo pré-prova. Segundo ela, é imprescindível que o candidato faça pelo menos 40 questões por dia, para ir se acostumando com a quantidade de enunciados que vai ter que ler e resolver no dia do exame. Jade também ressalta que o Enem cobra resistência do vestibulando, por serem cinco horas seguidas de prova.
Sobre os conteúdos de Biologia que mais caem no vestibular nacional, a coordenadora cita a fisiologia humana, genética, bioquímica e ecologia. A professora também destaca que o Enem costuma utilizar experimentos, análises e quadros comparativos para estruturar suas questões. Ou seja, não é só o conhecimento de ciências da natureza que é exigido do aluno, mas também outras habilidades, como a de análise.
A ordem de resolução das questões também é um fator muito importante, de acordo com o docente. Ele explica que começar pelas disciplinas nas quais o aluno tem mais facilidade pode ajudar a economizar tempo. Por último, o professor ressalta que a revisão das questões é essencial para não errar quando for passá-las para o cartão-resposta.
Dormir bem, ter uma alimentação saudável e respeitar os limites do corpo também estão entre as recomendações do docente. Além disso, ele avalia que o candidato deve ter confiança em si mesmo e no trabalho que foi feito durante o ano para conseguir um desempenho bom na prova.