Rugby Subaquático: LeblonFins representa o Rio na disputa da Copa América Interclubes na Colômbia
Equipe, que treina no Parque Aquático Júlio Delamare, conta com o apoio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer
Com a missão de representar o Rio de Janeiro na disputa da 1ª Copa América Interclubes de Rugby Subaquático, a equipe LeblonFins assume o desafio de conquistar novos adeptos para o esporte que começou a ganhar projeção no país a partir de 2016. A competição será realizada no Complexo Aquático Alberto Galindo Herrera, em Cali, Colômbia, no sábado (28) e domingo (29).
Apesar do histórico recente no país, a modalidade conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro para crescer e conquistar novos participantes. Além de ceder as dependências do Parque Aquático Júlio Delamare, um dos maiores da América Latina, para os treinamentos, a Secretaria, por meio da Contrapartida Social da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, colaborou para a ida da delegação para a Colômbia.
– A participação da equipe LeblonFins na Copa América Interclubes de Rugby Subaquático é mais um exemplo do nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento de modalidades emergentes no Estado. O uso do Parque Aquático Júlio Delamare para os treinamentos e o suporte oferecido por meio da Lei de Incentivo ao Esporte reforçam nosso objetivo de ampliar as oportunidades para atletas e fortalecer o esporte fluminense em diferentes frentes – destacou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Sob o comando de Ricardo Santos, que também é atleta e capitão do time, o LeblonFins não esconde o entusiasmo com a visibilidade da Copa América Interclubes. Com uma equipe formada por militares da Marinha, do Exército, do Corpo de Bombeiros e ex-nadadores, a delegação carioca é pioneira no esporte no país.
– Somos os desbravadores da modalidade no país. Há dois anos contamos com a estrutura do Júlio Delamare para treinar. A experiência de disputar uma competição internacional na Colômbia, que é a atual campeã do mundo, será muito enriquecedora para o nosso desenvolvimento e fomento do esporte. Esperamos estimular o surgimento de novos atletas no Rio e nos demais estados – pontuou Ricardo Santos.
Neste sábado (28), o LeblonFins disputará três jogos para tentar a classificação para a fase final, no seguinte: Ocean A, às 10h20, Hipocampo B, às 15h, e contra Orcas B, às 18h, todos no horário de Brasília. A Copa América Interclubes de Rugby Subaquático terá transmissão pelo canal oficial da competição no YouTube (https://www.youtube.com/@uwr_uwh_antioquia).
Regras do jogo
Conhecido como “underwater rugby”, o rugby subaquático começou a ser disputado na Alemanha na década de 1960 e se popularizou nos países de origem escandinava. O esporte de equipe é jogado embaixo d’água de piscinas. O objetivo do jogo é marcar gols na baliza adversária, que fica submersa a 5m de profundidade. Cada equipe é composta por seis jogadores, incluindo um goleiro. As substituições são permitidas durante o jogo e não têm limite.