Ronda da Madrugada reduz índice de criminalidade em Belford Roxo
Desde o início do governo, o prefeito de Belford Roxo anunciou que sua principal bandeira na administração seria a segurança pública. Sem abandonar os outros setores, o prefeito conseguiu, em pouco tempo, diminuir os índices de criminalidade. Um dos projetos que colabora para essa queda é o Ronda da Madrugada, que é uma integração entre a Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Programa de Integração na Segurança (Proeis).
Dados mostram queda
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), no período de 10 de fevereiro a 3 de julho de 2025, antes da implantação da Ronda da Madrugada, foram registrados 220 roubos de rua; 126 de aparelhos celulares, 89 roubos a pedestres e quatro roubos a ônibus. Após o início da ronda Madrugada os número despencaram e, de 4 de julho a 24 de novembro deste ano foram registrados os seguintes números: roubos de rua (137), roubos de aparelho celular (86), roubo a pedestres (50) e roubo a ônibus (1).
Prefeito comemora índices
Na avaliação do prefeito Márcio Canella, a redução dos índices mostra que a parceria com as forças de segurança está dando certo. “A população recuperou o direito de ir e vir com a atuação conjunta dos órgão. Conseguimos livrar Belford Roxo das terríveis barricadas que oprimiam os moradores. O Projeto Ronda da Madrugada propicia também que as pessoas saiam de casa sem serem incomodadas por bandidos. A população de bem não pode ser refém da bandidagem”, avaliou Canella.
“A implantação da Ronda da Madrugada apresentou resultados expressivos na faixa horária das 4h às 7h, demonstrando forte impacto preventivo sobre delitos de rua. O indicador mais sensível (roubo de rua) apresentou redução de 37,7%, comprovando a efetividade da operação no turno mais crítico identificado pelo ISP”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Aruak Oliveira.

