Rompimento de adutora em Inhaúma causa falta d’água em pelo menos 7 bairros na Zona Norte do Rio
Sete bairros da Zona Norte do Rio estão sem abastecimento de água após o rompimento de uma adutora em Inhaúma.
Moradores de um condomínio em São Francisco Xavier reclamam que o abastecimento de água é irregular na região. A falta d’água, segundo eles, seria um problema antigo.
Com mais de 540 habitações (casas e apartamentos) o local, que tem muitas ladeiras, precisa de uma bomba para fazer o abastecimento de todo o condomínio. Os moradores chegam a deixar bilhetes para os funcionários da empresa Águas do Rio no local que a bomba está instalada.
“Praticamente há dois meses sem água, dá pressão nessa bomba” diz um dos bilhetes escrito por residentes do condomínio encontrado pela repórter Fernanda Graell. “Preciso lavar a roupa das crianças” diz outro.
Bairros afetados:
- Bonsucesso;
- Del Castilho;
- Jacaré;
- Jacarezinho;
- Maria da Graça;
- Ramos;
- Rocha.
Outras regiões do entorno também estão sendo afetadas.
Uma creche localizada dentro do condomínio no bairro São Francisco Xavier e que atende crianças em situação de vulnerabilidade social também é afetada pela irregularidade do abastecimento de água.
“A gente precisa da água, limpar constantemente. Não tinha uma gota nessa semana inteira. Está desesperador”, contou uma moradora.
Em nota, a Águas do Rio informou que equipes da concessionária estão atuando na região a procura de obstruções ou vazamentos ocultos que possam estar impactando o abastecimento de água.
De acordo com a concessionária, o sistema de abastecimento do Rio de Janeiro é bastante antigo e que a concessionária vem trabalhando na recuperação das estruturas.