Rio+Saneamento recebe alunos de Enfermagem da UFF em visita guiada à ETA Rio Dourado
Alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Rio das Ostras, visitaram, na terça-feira (7/10), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado. A atividade teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos futuros profissionais sobre o processo de captação, tratamento e distribuição de água potável, destacando a relação direta entre saneamento básico e saúde pública.
Durante a visita, os alunos puderam acompanhar de perto as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Eles também conheceram o laboratório interno da ETA, onde são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas para assegurar a qualidade da água.
“Foi uma experiência enriquecedora que agregou muito à minha formação como futura enfermeira e também como moradora de Rio das Ostras. Pude entender melhor a magnitude dos processos até que a água chegue potável à nossa torneira. Compreender esse cuidado por trás de cada gota que chega às residências nos dá uma base sólida para falar sobre prevenção de doenças com nossos futuros pacientes”, comentou a aluna Sofia Peçanha.
Segundo o supervisor da Rio+Saneamento, Alan Matos, as visitas guiadas à ETA Rio Dourado fortalecem o vínculo com a população. “Contribuir para a formação de profissionais é sempre muito gratificante. Fortalecer o relacionamento com comunidades acadêmicas é fundamental para disseminar conhecimento sobre o ciclo da água e seu impacto no bem-estar da população, além de promover a conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos”, afirmou.