7 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Rio lança painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol

Estado investiga uma notificação registrada em São Pedro da Aldeia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou, nesta terça-feira (7), um painel para a população acompanhar informações sobre os casos de intoxicação por metanol. No momento, o Rio de Janeiro tem uma notificação sendo investigado em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Um outro caso registrada em Niterói foi descarta após as análises laboratoriais.
Os dados estão disponíveis no site do Monitora RJ e, de acordo com o Governo do Estado, o objetivo é garantir a transparência das informações, contribuindo para ações de Saúde e de Segurança Pública no combate às fraudes. O sistema traz o mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas.
Nesta segunda-feira (6), a SES recebeu a primeira remessa de etanol farmacêutico, enviada pelo Ministério da Saúde. Em paralelo, a secretaria iniciou a compra do antídoto com o objetivo de manter um estoque e acelerar o início do tratamento de pacientes intoxicados. Uma das primeiras ações da Secretaria de Saúde foi a criação de uma Sala de Situação, na semana passada, para monitorar os casos e determinar as ações a serem tomadas.
Já nesta terça, o Governo do Rio lançou um curso para o reconhecimento de bebidas irregulares. O Treinamento Nacional de Identificação de Bebidas Falsificadas, Descaminhadas e Fora da Conformidade Legal, online e gratuito, tem o objetivo de capacitar profissionais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e de órgãos parceiros.
As pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool devem procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua casa. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito. O Hospital Estadual Anchieta, no Caju, Zona Portuária do Rio, é referência no estado para receber e tratar desses pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *