6 de setembro de 2025
Notícias 24hsRio-Estado

Rio de Janeiro recebe, em 8 meses, quase o mesmo número de turistas internacionais registrados em todo o ano de 2024

O estado fluminense recebeu, de janeiro a agosto de 2025, 1.474.934 viajantes de outros países; número equivale a 96,51% do total de entradas de todo o ano passado

O Rio de Janeiro continua lindo, e o mundo inteiro concorda. O estado fluminense recebeu 1.474.934 turistas internacionais nos primeiros oito meses de 2025. O número é 53,66% maior que o número de entradas no mesmo período do ano passado, que foi de 959.875. A marca inédita equivale, ainda, a 96,51% do consolidado de 2024.

 

Considerando apenas o mês de agosto, o crescimento no número de chegadas no comparativo com o ano passado saltou 64%. Foi de 91.505 no oitavo mês do ano passado para 150.419. Os dados são da Embratur, com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo.

 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a marca e ressaltou a importância do Rio para o turismo brasileiro. “Mudamos de patamar, o turismo hoje é a indústria sustentável que gera emprego em todo o país. E o Rio é parte integrante e inseparável deste sucesso. É o grande portão de entrada do turismo brasileiro, com um pouquinho de tudo que o país tem a oferecer. Tem vocação para grandes eventos e é deslumbrante em todas as suas escalas, com cultura, gastronomia, sol e praia, arquitetura, história do país e muito mais”, disse.

 

“Em apenas oito meses, nós já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024. Nos próximos meses, todos os turistas que entrarem, somam para o recorde do final do ano, quando ultrapassaremos os 8 milhões de turistas”, completou Freixo.

 

Os cinco principais emissores de turistas internacionais para o Rio de Janeiro também apresentaram crescimento percentual expressivo. O número de uruguaios (67.482) na cidade maravilhosa foi o que mais cresceu: 109,53% no comparativo com janeiro a agosto de 2024. Em seguida vieram os argentinos (541.264), com 85,61%, os norte-americanos (150.611), com 31,77%, os chilenos (246.562), com 30,97% e os franceses (59.425), com 20,83%.

 

Crescimento nacional

 

O país como um todo celebra o melhor mês de agosto da história, superando até mesmo o ano da Olimpíada de 2016. Esse desempenho nacional resultou em um acumulado de 6.528.303 de chegadas internacionais entre janeiro e agosto, um crescimento recorde de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2024, consolidando um novo patamar para o setor.

 

Somente em agosto, o desempenho foi de 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o melhor oitavo mês do ano da história, superando inclusive o recorde de 2016, quando o país recebeu 537 mil visitantes no mês.

 

Neste cenário, São Paulo se mantém na liderança no ranking de estados que mais recebem turistas internacionais. O estado está à frente do Rio de Janeiro (1.474.934), Rio Grande do Sul (1.288.875), Paraná (764.638), Santa Catarina (565.710) e Bahia (133.708).

 

A Argentina segue liderando como principal país emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Já os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *