23 de dezembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Rio de Janeiro produz mais de 8,2 milhões de toneladas de aço bruto de janeiro a novembro deste ano

 
Estado respondeu por 27,5% da produção nacional de novembro, com as 769 mil toneladas de aço que fabricou no mês


O Rio de Janeiro acumula 8,2 milhões de toneladas de aço produzidas de janeiro a novembro deste ano. Apenas em novembro, o estado produziu 769 mil toneladas de aço bruto, sendo responsável por 27,5% da produção nacional no mês. Os dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas siderúrgicas brasileiras.

– O Rio de Janeiro é, hoje, um dos principais polos industriais do país, como demonstra o desempenho da indústria fluminense do aço.  Isso movimenta uma ampla cadeia produtiva e, para a população, significa mais empregos e geração de renda. A siderurgia é estratégica para o desenvolvimento do Estado do Rio e para a construção de um futuro com mais oportunidades para os fluminenses – comenta o governador Cláudio Castro.

De acordo com o Instituto Aço Brasil, a produção brasileira de aço bruto foi de 30,8 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a novembro de 2025, o que representa uma retração de 1,5% frente ao mesmo período do ano anterior. Em novembro de 2025 a produção brasileira de aço bruto foi de 2,8 milhões de toneladas, um aumento de 0,7% frente ao apurado no mesmo mês de 2024.

– Mesmo diante da retração no cenário nacional, o Rio de Janeiro mantém sua posição como o segundo maior produtor de aço bruto do país. O setor permanece como um pilar indispensável para a estabilidade e o crescimento da economia fluminense – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

No ano passado, o Rio de Janeiro produziu 8,8 milhões de toneladas de aço, registrando um crescimento de 2,4% em relação a 2023, sendo responsável por 26,2% da produção de aço bruto no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *