Rio de Janeiro produz mais de 7,4 milhões de toneladas de aço bruto de janeiro a outubro deste ano
O Rio de Janeiro acumula 7,4 milhões de toneladas de aço produzidas de janeiro a outubro deste ano, o que significa uma alta de 0,4% na comparação com o mesmo período no ano passado. Apenas em outubro, o estado produziu 798 mil toneladas de aço bruto, sendo responsável por 26,7% da produção nacional no mês. Os dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas siderúrgicas brasileiras.
– A indústria siderúrgica é um segmento estratégico para o crescimento econômico do Rio de Janeiro. Movimenta cadeias produtivas, fortalece nossa infraestrutura industrial e impulsiona setores essenciais da economia, contribuindo diretamente para a geração de empregos e renda. Os resultados mais recentes reforçam a capacidade do estado de se manter competitivo e inovador, graças ao comprometimento das empresas, dos trabalhadores e do ambiente de estabilidade que temos construído – declara o governador Cláudio Castro.
No ano passado, o Rio de Janeiro produziu 8,8 milhões de toneladas de aço, registrando um crescimento de 2,4% em relação a 2023, sendo responsável por 26,2% da produção de aço bruto no país.
De acordo com o Instituto Aço Brasil, a produção brasileira de aço bruto foi de 27,9 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a outubro de 2025, o que representa uma retração de 1,8% frente ao mesmo período do ano anterior. Em outubro de 2025 a produção brasileira de aço bruto foi de 3 milhões de toneladas, uma redução de 2,7% frente ao apurado no mesmo mês de 2024.
– Ainda que, de modo geral, a produção nacional de aço venha sofrendo retrações, o Rio de Janeiro segue como o segundo maior produtor nacional de aço bruto – avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, destacando a importância do setor como um pilar econômico regional para o estado.

