9 de outubro de 2025
MunicípiosNotíciasRegião dos LagosRio das Ostras

Rio das Ostras faz operações para identificar bebidas adulteradas

Ações, que começaram em 8 de outubro, serão realizadas com frequência, com vistorias a depósitos de bebidas, bares e casas noturnas

Rio das Ostras começou nesta quarta-feira, dia 8, uma grande operação – envolvendo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Procon, Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis), Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, com o apoio da Polícia Militar – para verificar possíveis adulterações com metanol em bebidas e a comercialização de bebidas falsificadas. A fiscalização, que será realizada de forma permanente, inclui vistorias a depósitos de bebidas, bares e casas noturnas, em diversas localidades.

“Nosso objetivo é fiscalizar bebidas adulteradas em estabelecimentos comerciais no Município. Nossos fiscais foram capacitados para identificar esses casos. Na ação, as bebidas apreendidas serão encaminhadas para laboratório, na Capital, com o apoio da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor”, explicou Renato Vasconcellos, procurador-geral de Rio das Ostras.

Segundo a coordenadora executiva do Procon de Rio das Ostras, Michele Mansur, o objetivo da ação conjunta é proteger a vida dos consumidores. “A contaminação por metanol mata. Pedimos à população que se suspeitar que algum estabelecimento comercial está vendendo bebida adulterada ou fiscalizada, nos avise. Para isso, o Procon tem seus canais de denúncia, incluindo o telefone 2771-6581”, esclareceu a coordenadora.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, a operação em conjunto potencializa os resultados. “Unir todas as equipes é importante porque dividimos saberes e multiplicamos experiências. Cada um, no seu direcionamento, contribui. Nosso País enfrenta um grave problema de Saúde Pública com a contaminação de bebidas como metanol, uma substância tóxica e altamente lesiva. Por isso, precisamos identificar e retirar esses itens de circulação o mais rápido possível”, explicou.

Em um estabelecimento inspecionado durante a operação de quarta-feira, a Vigilância em Saúde do Município também se deparou com fabricação ilegal de gelo. “O depósito não tinha autorização para fabricar o material, o que pode trazer alto risco sanitário. Essa situação é tão grave quanto a questão das bebidas falsificadas”, completou a coordenadora Nirvana Braga.

AUTOS EMITIDOS – Durante a primeira operação conjunta realizada, foram lavrados autos de infração e apreensão, além de auto de inutilização de bebidas que já haviam passado da validade. Diversas garrafas de bebidas foram apreendidas pelas equipes da fiscalização.

SINTOMAS DA CONTAMINAÇÃO – Os principais sintomas de ingestão das bebidas adulteradas são: dor abdominal, sonolência e tontura, náuseas e vômitos, dor de cabeça e confusão mental, falta de coordenação, taquicardia e pressão baixa. Após as horas iniciais, a pessoa pode ter visão turva ou embaçada, fotofobia, pupilas dilatadas, perda de visão das cores, convulsões e coma, acidose metabólica grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *