Rio das Ostras articula parceria para ampliação da rede gastronômica e cultural
Município busca apoio institucional e integração com redes de eventos para fortalecer o turismo e a economia local
Rio das Ostras deu um passo importante para o fortalecimento do turismo. Na última semana, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo começaram uma articulação na Capital Fluminense para ampliação dos eventos gastronômicos e culturais. Dois encontros tiveram o objetivo de firmar parcerias, ampliar a visibilidade do município e impulsionar o turismo.
As agendas ocorreram na 33ª edição do Encontro da Rede de Associados da Apresenta, no Jockey Club Brasileiro, e no Palácio Guanabara. Representantes do Núcleo Gourmet do Município também estiveram presentes.
O primeiro encontro contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, e do subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Felix, reforçando a inserção de Rio das Ostras nas discussões estaduais sobre políticas públicas voltadas ao turismo e aos eventos.
A Apresenta é uma associação nacional que reúne produtores e promotores de eventos culturais e de entretenimento, atuando como espaço de articulação do setor.
A segunda agenda ocorreu no Palácio Guanabara, onde os representantes se reuniram com o subsecretário de Estado de Gastronomia, Tiago Moura. Durante a reunião, foi apresentado o projeto do Festival Gastronômico de Rio das Ostras, prevista para o último fim de semana de julho. A proposta do evento é ampliar o fluxo de visitantes, estimular o setor de serviços e consolidar o município como referência regional na área gastronômica.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, a estratégia busca integrar o município a redes consolidadas de eventos, atrair novos parceiros e criar oportunidades para produtores locais, comerciantes e profissionais da cadeia turística. “A atuação conjunta com o Núcleo Gourmet tem como foco estruturar ações capazes de fortalecer a programação cultural e gastronômica ao longo do ano. Assim estaremos dentro dos principais eventos de turismo do nosso Estado e do Brasil”.

