Rio apresenta plano operacional para eventos com líderes internacionais em novembro
Atividades antecedem a COP30, que acontecerá em Belém
“Nós vamos ter muita gente importante na cidade nesses dias. Então, meu pedido aos cariocas é: comportem-se. Mantenham a civilidade, mantenham a educação. Vamos fazer do príncipe inglês, do bilionário Michael Bloomberg, do revolucionário prefeito de Londres amado pelo Donald Trump, de todos os visitantes que nós receberemos aqui, apaixonados pela cidade do Rio de Janeiro”, pediu o prefeito Eduardo Paes durante coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações Rio (COR).
Fórum de Líderes Locais da COP30
O fórum, focado em financiamento, resiliência e adaptação, é uma parceria entre a COP30 e a organização Bloomberg Philanthropies. Estarão reunidos mais de 300 lideranças climáticas do mundo, entre prefeitos, governadores e autoridades locais.
Dentro do fórum, estão programados diversos encontros. São eles: Cúpula Global de Estados e Regiões,q ue reunirá governadores e líderes regionais; Diálogo de Alto Nível da CHAMP (Coalização para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para Ação Climática); Assembleia Geral de Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP); Fórum Cidades da Amazônia; America is All In: Encontro de Cidades Americanas; Local Leaders Awards 2025, premiação climática da Bloomberg em que o Rio concorre com o protocolo de calor; e a Cúpula de Ação Climática Local, que é o evento final.
Prêmio Earthshot 2025
Considerado o “Oscar da Sustentabilidade”, o prêmio Earthshot, criado pelo príncipe William, celebra iniciativas ambientais. Realizado pela primeira vez na América Latina, o evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro no Armazém 3, no Pier Mauá, na Região Portuária, no Centro do Rio, com ativações no Boulevard Olímpico.
Com apresentação de Luciano Huck, a premiação terá shows de Anitta, Gilberto Gil, Kylie Minogue, Seu Jorge e Shawn Mendes. Estão confirmadas as presenças do ex-jogador Cafu, da ginasta Rebeca Andrade, do ex-piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel e da ativista brasileira Txai Suruí. Além do príncipe William.
X, The Moonshot Factory
Criado pela Alphabet, empresa dona do Google, o X é um laboratório de inovação voltado a criar projetos e startups que buscam soluções inovadoras para grandes problemas globais. Em 3 de novembro, o seminário sobre soluções tecnológicas para desafios urbanos será sediado no Porto Maravalley, no Santo Cristo, na Região Portuária, no Centro do Rio.
Diálogos Locais Rio25
De 1º a 7 de novembro, a cidade promove, em 23 locais, o evento Diálogos Locais Rio25, para debater a crise climática. Organizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, as conferências propõem conexão entre comunidades locais, stakeholders nacionais e internacionais.
A semana contará com 53 eventos com participação popular e oito institucionais, sendo eles:
– 1º de novembro: Seminário Rio Ação Climática, às 9h no Teatro Carlos Gomes;
– 2 de novembro: Ativação Cultural: Rima e Poesia pelo Clima, às 15h na Quinta da Boa Vista;
– 4 de novembro: Encontro de Parlamentares, às 14h na Câmara Municipal;
– 4 de novembro: Encontro Nacional do Fórum CB27, às 14h no COR;
– 4 de novembro: Balanço Ético Global, às 17h no Planetário;
– 5 de novembro: Mulheres e Clima: Mulheres em Ação Climática – Experiências e Políticas, às 14;
– 6 de novembro: Adaptação Climática em Favelas, às 9h na Arena Cultural Herbert Vianna;
– 6 de novembro: Encontro de Mulheres Negras: Racismo Ambiental e Justiça Climática, às 14h na Casa Clima.
Esquema de trânsito
Embora diversos eventos estejam planejados para acontecer ao mesmo tempo na próxima semana, a cidade não terá grandes impactos com relação ao fechamento de vias e desvios de trânsito, como explicou o presidente da CET-Rio, Luís Eduardo Oliveira.
As interdições acontecerão momentaneamente para a passagem de comboios dos representantes internacionais em vias próximas aos eventos, no Centro do Rio, e a hotéis, na Zona Sul. Confira abaixo.
Centro
Das 21h desta quinta-feira (3) às 21h de sexta (31):
– Avenida República do Chile vai operar com uma faixa por sentido.
Das 21h desta sexta-feira (31) às 21h de sábado (1º):
– Avenida República do Chile: interditada em ambos os sentidos;
– Rua do Senado: interditada no trecho entre a Rua da Relação e a Rua do Lavradio;
– Rua da Relação: interditada no trecho entre a Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio;
– Rua do Resende: interditada no trecho entre a Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio;
– Rua do Lavradio: interditada no trecho entre a Rua do Senado e a Avenida Mem de Sá.
Museu de Arte Moderna e Vivo Rio
– Interdições das 22h deste sábado (1º) às 6h do dia 6 de novembro no entorno do MAM e Vivo Rio;
– Rua Jardel Jércolis interditada de 3 a 5 de novembro.
O acesso ao evento será feito pela passarela na Avenida Beira Mar. Durante todo o período, o Aterro do Flamengo continuará aberto, apenas o entorno do MAM e Vivo Rio será interditado.
Praça Mauá e arredores
Das 9h às 20h nos dias 4 e 5 do novembro:
– Acessos limitados à Avenida Rodrigues Alves, tanto pela Avenida Barão de Tefé quanto pelo Museu de Arte do Rio
Das 14h às 22H do dia 5 de novembro
– Acessos limitados na Praça Mauá pela via de serviço junto à Marinha.
VLT
Durante os eventos, o VLT funcionará normalmente, mas os trens não vão realizar parada para embarque ou desembarque nas estações Parada dos Navios e Parada dos Museus, em ambos os sentidos. As outras linhas não terão alterações

