3 de outubro de 2025
Baixada FluminenseJaperiNotíciasNotícias 24hs

Reunião define etapas da eleição de gestores da rede municipal de ensino em Japeri

Processo democrático vai eleger gestores e subgestores das escolas municipais para o quadriênio 2026/2029 em Japeri
 
 
Nesta segunda-feira (29), foi realizada no Vale do Ipê, no bairro Santa Inês, a reunião da Comissão Central do Processo Consultivo que definirá a eleição de gestores e subgestores das unidades escolares da rede municipal de ensino de Japeri, para o quadriênio 2026/2029. O encontro marcou uma etapa importante da organização do processo democrático, regulamentado pelo Decreto e Edital publicados no último dia 12 de setembro.  
 
Durante a reunião, foram apresentadas as orientações, documentos exigidos e o cronograma oficial que norteará todas as etapas da escolha dos novos gestores escolares. Entre os pontos definidos estão o período de inscrição das chapas, que ocorrerá de 6 a 26 de outubro, e a votação direta, secreta e facultativa, marcada para o dia 1° de dezembro de 2025. A posse das chapas eleitas está prevista para o dia 19 de dezembro.
A secretária de Educação e presidente da Comissão Central, Caroline Ontiveros, destacou a relevância do processo. ‘’A eleição dos gestores reforça a autonomia das escolas e fortalece a gestão democrática, aproximando ainda mais a comunidade das decisões que impactam a educação em Japeri’’, afirmou.

O processo prevê ampla participação da comunidade escolar. As Comissões Locais serão formadas por professores, profissionais técnico-administrativos, pais, responsáveis e alunos a partir de 10 anos, garantindo paridade e representatividade. Já a Comissão Central é composta pela Secretaria Municipal de Educação e representantes do Conselho Municipal de Educação.

De acordo com o regimento, a eleição terá validade apenas com a participação mínima de 50% mais um dos votantes, sendo eleita a chapa que alcançar a maioria simples. Após a votação, a apuração será pública, conduzida pela Comissão Local, e os resultados encaminhados à Comissão Central para homologação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *