Retrospectiva 2025: Resende avança na requalificação do Centro Histórico e amplia obras de infraestrutura e mobilidade urbana
Escolas, hospitais, vias públicas e projetos de grande porte marcaram o ano no município
A Prefeitura de Resende teve um ano movimentado em todos os segmentos da administração pública. Entre os destaques, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos teve um longo trabalho, com construções, reformas, conclusões e cuidados com o bem-estar da população e infraestrutura da cidade. Os serviços essenciais em diferentes regiões do município fortaleceram a mobilidade urbana, a segurança viária, a saúde pública e a qualidade de vida da população.
Requalificação do Centro Histórico
Um dos projetos mais importantes de Resende, a Requalificação do Centro Histórico vem ganhando novas etapas gradativamente. O local foi o principal símbolo do desenvolvimento econômico do município durante o ciclo cafeeiro e o novo projeto visa reverter este cenário e transformar os imóveis, hoje vistos como passivos, em ativos que gerem renda, promovam cultura e atraiam investimentos.
Para o desenvolvimento e melhorias no Centro Histórico, Resende lançou, junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), o concurso de arquitetura voltado à requalificação, iniciativa que abre espaço para propostas de revitalização urbana, que dialoga diretamente com o plano de crescimento e desenvolvimento econômico em torno do Centro Histórico.
Paralelamente, em 2025, a gestão municipal também deu início ao processo de licitação do projeto de reforma de importantes prédios históricos públicos, como o Cine Vitória. Em breve, serão recuperados também os demais edifícios, como a Casa de Cultura Macedo Miranda, o Museu de Arte Moderna (MAM) e o antigo prédio da Câmara de Vereadores. A histórica e tradicional Praça da Matriz vem ganhando novidades por meio de intervenções que estão reforçando a infraestrutura local para dar base ao processo de modernização.
— Temos uma expectativa muito grande com a requalificação do Centro Histórico de Resende, que entendemos que será um grande marco histórico para a cidade. Este é um compromisso com o passado e com o futuro da cidade. Vamos transformar a área em um polo de cultura, economia criativa e identidade urbana, devolvendo aos resendenses um espaço que é parte fundamental da nossa história — disse o prefeito Tande Vieira.
A cidade também lançou o concurso público para o projeto da Arena Multiuso e do Centro de Convenções, além do início das atividades do Programa Calçada Acessível, desenvolvido em parceria com a Firjan para padronizar calçadas e aprimorar a mobilidade urbana.
Ainda falando sobre mobilidade urbana, a Operação Tapa-Buracos foi retomada, reforçando a manutenção de vias em bairros como Cidade Alegria, Campos Elíseos, Itapuca, Vila Julieta, Paraíso e Acesso Oeste, além da entrada do município. Outro destaque do ano foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para o projeto do Acesso Sul, via que ligará o Ipiranga à ponte Surubi-Bulhões, oferecendo uma nova alternativa de deslocamento e reduzindo o fluxo de veículos em rotas já sobrecarregadas.
Com o objetivo de limpar os terrenos abandonados, a administração municipal passou a ter autorização para realizar o serviço mediante uma posterior cobrança aos proprietários, com foco na segurança e na organização urbana. Ainda na limpeza urbana, foi lançado o Programa Bairro Legal, que intensificou serviços de zeladoria como limpeza, roçada, manutenção viária e ações de conservação.
Intervenções na saúde pública
O ano de 2025 foi marcado por diversas novidades em obras relacionadas à saúde pública. Entre elas, a retomada da construção do Hospital do Câncer, um dos investimentos mais relevantes do segmento em Resende. Os trabalhos avançaram em diferentes frentes, e, neste fim de ano, as equipes trabalham na alvenaria e parte estrutural da nova unidade, que, em breve, vai atender toda a região das Agulhas Negras – que compreende os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.
O município avançou ainda com a construção da nova base do SAMU em Visconde de Mauá e com as obras do Posto de Saúde da Coophasul, na Cidade Alegria. A Prefeitura também executou uma intervenção emergencial na Rua Augusto Xavier de Lima para solucionar problemas recorrentes na drenagem e na tubulação de esgoto, garantindo mais segurança sanitária para os moradores.
No distrito de Engenheiro Passos, foi inaugurado o novo Centro de Reabilitação Vereador João Mendes, destinado a atendimentos fisioterapêuticos e especializados. Ao longo do ano, a prefeitura também iniciou a construção da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Alegria e entregou a reforma do Posto de Saúde da Capelinha
Intervenções na educação
Na educação, diversas unidades passaram por melhorias estruturais. O Colégio Municipal Getúlio Vargas avançou tanto na conclusão do centro esportivo — com instalação de tatames e grades — quanto na reforma do prédio, incluindo troca de pisos e azulejos, instalação de forro e pintura. As creches também receberam atenção, com obras na Favo de Mel, Alambari e Servidora Hilda Inácio. Além disso, as escolas municipais Noel de Carvalho e Governador Roberto Silveira também receberam trabalhos importantes para reforçar e melhorar a estrutura.
Vias públicas
Nas vias públicas e na infraestrutura urbana, o município promoveu, ao longo de 2025, um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade, da segurança viária e da qualidade dos espaços urbanos. Como etapa fundamental desse processo, ainda no primeiro semestre foram executadas intervenções do Programa Limpa Rio, com serviços de limpeza e desassoreamento no Rio Água Branca, em Engenheiro Passos, na lagoa da Morada da Barra, no Rio Sesmaria, e no Canal Periférico da Cidade Alegria. As ações contribuem diretamente para a prevenção de enchentes e para a preservação ambiental, criando condições adequadas para a manutenção da malha urbana.
Com a infraestrutura hídrica regularizada, o município avançou em obras de qualificação e pavimentação de vias estratégicas. Entre os destaques estão a intervenção que elevou o padrão do Calçadão de Campos Elíseos e a pavimentação da Serrinha do Alambari, ampliando a mobilidade tanto para moradores quanto para visitantes, especialmente em uma área de vocação turística.
Nesse mesmo eixo de investimentos, o Programa Asfalto Presente deu início à restauração da Rua Hostílio de Souza, no bairro Itapuca, e concluiu o recapeamento do cruzamento das ruas Alfredo Whately, Nilo Peçanha e Luís Pistarini, em Campos Elíseos. A ciclovia da Beira Rio também recebeu melhorias estruturais, com modernização e ampliação da ciclovia e da calçada, além do reforço da iluminação pública, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.
Como complemento às intervenções físicas, a Prefeitura avançou na elaboração do Projeto Executivo de Engenharia de Tráfego e Turismo, que estabelece diretrizes para a modernização da sinalização vertical, horizontal, semafórica e de circulação, em conformidade com os padrões técnicos e normativos, promovendo maior organização, fluidez e segurança no trânsito urbano.
