Resende sedia I Encontro da Linha de Cuidado do AVC do Médio Paraíba

Evento reunirá profissionais da saúde para discutir estratégias de atendimento ao AVC e fortalecer a rede de cuidados na região

 

Resende vai sediar o I Encontro da Linha de Cuidado do AVC do Médio Paraíba no dia 23 de outubro. O evento reunirá, na Universidade Estácio de Sá, especialistas e profissionais de saúde para discutir atualizações no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral, desafios na implementação de Cidades Angels e como engajar hospitais na melhoria do atendimento. O encontro, que acontece das 14h às 17h30, contará com a participação de representantes de hospitais da região, Unidades de Pronto Atendimento, SAMU, unidades de saúde, universidades e hospitais particulares.

O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sergio Gregori, que é referência no atendimento ao AVC pelo SUS, foi escolhido como modelo devido ao seu trabalho com o Protocolo de AVC, que já rendeu duas premiações inéditas no estado do Rio de Janeiro, através da parceria com a Iniciativa Angels. Esse reconhecimento veio da implementação de diretrizes terapêuticas e do monitoramento de indicadores que são submetidos mensalmente para análise.

A proposta do evento é fortalecer a articulação entre os serviços de saúde, desde o atendimento pré-hospitalar até as unidades básicas, com o objetivo de criar uma linha de cuidados ao AVC que integre toda a rede. Além disso, Resende desenvolve ações de educação em saúde, como iniciativas nas escolas públicas para que as crianças aprendam a identificar sinais de AVC e saibam como buscar ajuda rapidamente.

– Resende tem alcançado resultados extraordinários no cuidado ao AVC. O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori é o único hospital público do estado do Rio de Janeiro a receber o reconhecimento da Iniciativa Angels, o que nos enche de orgulho. Em 2024, demos mais um passo importante ao sermos promovidos para uma nova categoria, conquistando o certificado internacional ‘Platinum Status no WSO Angels Awards’. Isso destaca nosso compromisso com a excelência no atendimento aos pacientes com AVC, colocando Resende entre as 11 instituições no Brasil, e 62 no mundo, a receber essa premiação de nível Platina. Isso reforça todos os nossos esforços, desde os investimentos do poder público até o dia a dia dos profissionais com atendimento, prestação de serviço e suporte a toda a população que busca o atendimento do SUS de Resende – destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Até o momento, o evento já conta com 160 inscritos, incluindo médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e condutores, socorristas do SAMU. Para participar, é necessário se inscrever no site https://tinyurl.com/encontroAVC.

 

PROGRAMAÇÃO:

14h – Abertura.

 

14h20 – Panorama do Acidente Vascular Cerebral no Brasil e no mundo.

Marcelo Namen (médico neurologista coordenador UTI Neuro do HMHSG)

 

14h50 – Manejo do Protocolo de AVC: desafios e oportunidades.

Henrique Miller Balieiro (médico cardiologista coordenador do CTI Geral do HMHSG)

 

15h20 – Neurointensivismo e cuidados no AVC pós trombólise.

Renata Magrani Junqueira (médica neurologista coordenadora da UTI Neuro do HMHSG)

 

15h50 – Condução do paciente no pós alta: estratégias do acompanhamento ambulatorial.

Laís Chiesse Ribas (médica da rotina da clínica médica e plantonista da UTI Neurológica do HMHSG)

 

16h20 – Cidade Angels: Integração da linha de cuidados do AVC.

Andressa Amaral (enfermeira consultora científica)

 

16h50 – Mesa Redonda para discussão do caso e talk show: relato de história real.

Eliseu Leal (enfermeiro geriatra e mestre em ciências do cuidado em saúde)

 

17h30 – Encerramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *