Resende recebe museu itinerante com obras de Vik Muniz, Guto Locaz e Vihls neste final de semana
Exposição ‘Lixúria’ estará no Parque das Águas, de 13 e 15 de dezembro, com um acervo que ressignifica o olhar sobre o lixo na sociedade
O final de semana em Resende terá uma programação especial repleta de cultura, arte e educação ambiental, com a chegada da exposição itinerante ‘Lixúria: o lixo é o bicho’. O museu sobre rodas estaciona no Parque das Águas neste sábado, dia 13 de dezembro, e fica aberto à visitação até a próxima segunda-feira, dia 15, das 10h às 17h. A mostra recebe visitas em grupo mediante agendamento pelo e-mail lixuria@busaodasartes.com.br. A entrada é gratuita.
Curadoria de Marcello Dantas, o acervo de ‘Lixúria’ reúne de treze artistas plásticos renomados em uma exposição interativa dentro de um caminhão-baú espelhado com 15 metros de extensão. Entre os nomes que compõem a mostra, está o artista brasileiro Vik Muniz, Embaixador da UNESCO, conhecido internacionalmente pelo documentário “Lixo Extraordinário” sobre o aterro sanitário Jardim Gramacho. As obras em exposição promovem uma reflexão sobre consumo, geração de lixo e as desigualdades evidenciadas pelos resíduos descartados.
O ‘Busão das Artes’, como também pode ser chamada a exposição, propõe oficinas e atividades educativas que estimulam a criatividade, a consciência ambiental e o reaproveitamento criativo a partir de materiais inservíveis e reutilizáveis. Ao redor do caminhão, latas de lixo são transformadas em instalações educativas e interativas. Dentro dele, experiências sensoriais e tecnológicas aproximam o público das artes produzidas a partir de um novo olhar sobre o lixo.
‘Lixúria: o lixo é o bicho’ é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e viabilizada com recursos da Lei Rouanet nº 8.313/91 de incentivo a projetos culturais.

