Resende distribui mais de 200 óculos para crianças pelo programa Ver e Viver em parceria com a ArceloMittal
Iniciativa beneficiou mais de 1500 alunos em todas as etapas do projeto de saúde ocular em 2025
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, distribuiu 233 novos óculos para estudantes do Ensino Fundamental matriculados na rede municipal de ensino, na última quinta-feira (23). A ação faz parte da última etapa do programa Ver e Viver, realizado desde 2019 nas escolas públicas do município. Mais de 1500 crianças foram atendidas pelo projeto de cuidados com a saúde ocular.
Os novos óculos foram entregues a 233 alunos das escolas municipais Esher Politi, Luiz Pistarini, Francisco Tavares Rezende, Rio Preto, Noel de Carvalho, Maria Dulce Freire Chaves e do CIEP 347 Dr. Jorge Miguel Jayme. Além da distribuição gratuita dos óculos, o programa contemplou testes de acuidade visual, consulta com médico oftalmologista e escolha da armação dos óculos. Cerca de 1543 crianças foram beneficiadas ao longo de todas as etapas do projeto.
— Garantir que nossos alunos enxerguem adequadamente é fundamental para que eles possam aprender e se desenvolver com muito mais qualidade. O programa Ver e Viver une saúde e educação em uma ação que transforma a rotina das crianças, fortalecendo o desempenho escolar, a concentração e até a autoestima, já que eles mesmos escolhem as próprias armações. — afirma a secretária de Educação de Resende, Rosa Frech.
O Programa Ver e Viver é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal voltado a alunos do Ensino Fundamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que busca detectar e tratar problemas visuais de forma gratuita em crianças de escolas públicas. O projeto oferece testes de acuidade visual, consultas com especialistas e distribuição de óculos para a correção de grau dos estudantes.
