13 de fevereiro de 2026
DESTAQUENotíciasNotícias 24hs

Rei Momo recebe a chave da cidade e declara início da folia no Rio

Entrega foi feita pelo prefeito Eduardo Paes em cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul

A abertura oficial do Carnaval do Rio contou com uma animada celebração no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, no início da tarde desta sexta-feira (13). Durante a festa, o prefeito Eduardo Paes entregou a chave da cidade para o Rei Momo Danilo Vieira e brincou com a “folga”.

“Para mim, é uma honra poder entregar pela 14ª a chave ao Rei Momo. Cariocas, recebam com respeito e alegria aqueles que honram a nossa cidade com as suas presenças”, afirmou Paes, que brincou: “Não me procurem mais! Nada tenho mais a ver com as administrações da cidade. Se verem árvore para podar, lixo para limpar… Falem com o Rei Momo! Pela última vez, entrego a chave para ele”, riu.

A cerimônia começou com apresentações de artistas circenses ao som da banda da Guarda Municipal. Logo em seguida, houve um grande show da bateria da Beija-flor de Nilópolis, campeã do Grupo Especial em 2025, que tocou sambas clássicos. A celebração ainda teve a presença de toda a Corte Real, que inclui a Rainha Caroline Xavier e as princesas Samara Trindade e Luana Fernandes.

Danilo Vieira é passista do Salgueiro e morador de Higienópolis, na Zona Norte do Rio. Ele recebeu a chave das mãos do prefeito, a icônica Tia Surica, a quem Paes chamou de “amante oficial”, e de Maurício Candonga, filho do Candonga, guardião do símbolo. Após agradecer a Paes, o Rei Momo anunciou: “Declaro aberto o Carnaval de 2026”.

O tradicional Bloco das Carmelitas, em Santa Teresa, é um dos principais cortejos que marca o início do Carnaval, nesta sexta-feira. Até a Quarta-Feira de Cinzas (18), outros 237 desfiles também passearão por todos os pontos da cidade.