13 de dezembro de 2025
ItatiaiaMédio ParaíbaMunicípiosNotícias

REGIN 2.0 reduz tempo de abertura de empresas em Itatiaia e município se torna o segundo do Sul Fluminense com o procedimento mais rápido

Tempo médio de formalização foi reduzido para aproximadamente 1 hora
 A implantação do REGIN (Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas),em Itatiaia tem facilitado a vida de quem deseja empreender. Com a ativação do REGIN 1.0, o tempo médio para abrir uma empresa já havia sido reduzido de 41 horas para 13 horas, uma redução de quase 70%, equivalente a cerca de 28 horas a menos no processo. Agora, com o REGIN 2.0, o procedimento se tornou ainda mais ágil, levando aproximadamente 1 hora.
Com esse avanço, Itatiaia se tornou a segunda cidade do Sul Fluminense com o processo mais rápido para abertura de empresas. O novo sistema tornou o procedimento mais ágil e menos burocrático para os empreendedores locais. A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura de Itatiaia, a Sala do Empreendedor e os órgãos responsáveis pela formalização empresarial.
 – Antes do REGIN 2.0, abrir uma empresa era um processo lento: a análise de viabilidade levava 41 horas, seguida de até 10 dias para entrega de documentos e semanas de tramitação entre secretarias. Hoje, a análise leva cerca de 1 hora e já gera automaticamente um alvará provisório para atividades de baixo risco. A partir daí, a equipe verifica as licenças necessárias, tornando todo o processo muito mais ágil, explicou Raí Ribeiro, coordenador da Sala do Empreendedor.
Outro avanço importante foi a isenção da cobrança do alvará para Microempreendedores Individuais (MEIs), medida que antes era aplicada em Itatiaia. Essa ação desburocratiza ainda mais o caminho para quem deseja formalizar o próprio negócio, incentivando o empreendedorismo e contribuindo para o desenvolvimento local.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Isaque Farizel, o REGIN 2.0 representa uma verdadeira transformação no ambiente de negócios da cidade, promovendo a redução da burocracia, o aumento dos investimentos e a geração de empregos.
 – Entre os principais avanços do novo sistema estão a integração entre órgãos públicos, a automação de etapas e a simplificação de processos, garantindo mais eficiência sem comprometer a segurança das informações. Essa modernização é estratégica para atrair novos negócios, estimular o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico local , destacou o secretário.
Modernização da gestão pública
A implantação do REGIN 2.0, realizada no primeiro semestre de 2025, representou um importante avanço na modernização dos serviços públicos em Itatiaia. O sistema automatiza a emissão de alvarás provisórios, desburocratiza os processos de abertura e legalização de empresas, reduz o tempo de análise documental e classifica automaticamente o nível de risco das atividades econômicas.
A tecnologia permite que alvarás provisórios sejam emitidos automaticamente para atividades previamente liberadas em determinadas localidades, e o processo segue para análise apenas quando há exigências complementares, como questões tributárias ou sanitárias.
Até janeiro de 2025, Itatiaia ainda não contava com nenhum sistema automatizado. Foi implantado inicialmente o REGIN 1.0, que logo evoluiu para o REGIN 2.0, tornando o município o quinto do Estado do Rio de Janeiro a implementar essa versão mais avançada.
Todo o processo de implantação foi realizado de forma gratuita, com apoio de especialistas do SEBRAE, da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e da empresa Prosolution, que também capacitaram a equipe local.
Essa conquista consolida Itatiaia como referência em eficiência, inovação na gestão pública e fomento ao ambiente de negócios, representando um grande salto na qualidade e agilidade dos serviços prestados à população e aos empreendedores da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *