8 de outubro de 2025
MunicípiosNotíciasRegião dos LagosSão Pedro da Aldeia

Regata Remo em Escaler em São Pedro da Aldeia celebra aniversário da Aviação Naval em São Pedro da Aldeia

Evento reuniu cerca de 500 atletas da Marinha do Brasil e movimentou o Centro da cidade
A Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, foi palco da 9ª edição da Regata Remo em Escaler, realizada pelo Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. O evento, que aconteceu no sábado (02/08), contou com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. A competição integrou o XXIII Circuito Marítimo e reuniu cerca de 500 atletas militares.
O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, falou sobre a competição. “O evento foi um sucesso, o público esteve presente e prestigiou uma modalidade que não é muito comum. A Marinha realiza com maestria essa competição; é um esporte que tem domínio próprio militar, uma modalidade muito praticada por eles. Podemos ver muitos jovens, por exemplo, da Escola Naval participando e outros clubes. Fiquei muito satisfeito com o evento, com o ritmo de competição. Tenho certeza  que os próximos também serão cada vez maiores”, afirmou.
O Comandante da Força Aeronaval, Contra-almirante Alexandre Veras Vasconcelos, agradeceu ao público presente. “Eu agradeço a presença dos nossos oficiais da Base, dos visitantes, das equipes e dos cidadãos que estão prestigiando esse evento. Também agradeço o apoio da nossa Prefeitura, aqui em São Pedro da Aldeia, essa cidade que apoia a nossa Força há tantos anos”, declarou.
Com provas acirradas e campeonatos sendo decididos no último minuto, a competição contemplou as categorias Feminino, Sub-24, Masculino e Feminino PROFESP, Misto, Veterano e Sênior. A equipe campeã da etapa foi a Esquadra Brasileira, que chegou a pontuação de 35 pontos.
O timoneiro da equipe vencedora, suboficial Freitas, destacou os desafios específicos da etapa aldeense. “A prova de São Pedro da Aldeia é uma das etapas do circuito de poder marítimo, que engloba várias organizações militares do estado do Rio de Janeiro, tendo por volta de nove competições ao ano. É uma prova bem desafiadora, principalmente por conta do vento do sudoeste. Então temos uma atenção muito especial, mas é gratificante participar e ainda conseguir chegar em primeiro lugar”, comentou.
A competição também atraiu moradores e visitantes. A moradora Simone Boaventura, do bairro Jardim Soledade, elogiou a iniciativa.  “Eu acho importante esse tipo de evento. Sou moradora recente e gosto de conhecer a história da cidade, fiquei sabendo dos 109 anos da Aviação Naval e é importante a gente estar interagindo, estar presente nesses eventos e participar”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *