12 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasNotícias 24hs

Redução em frota de ônibus por falta de combustível acontece pela 2º vez em 15 dias

Linhas afetadas atendem Zona Norte, Centro da Cidade e Zona Sul

As empresas Real Auto Ônibus e a Transportes Vila Isabel atuam com frota reduzida na manhã desta segunda-feira (12) por falta de combustível. Essa é a segunda vez em 15 dias que a circulação do transporte foi afetada pelo mesmo problema.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a Real colocou 48 carros na rua e a Vila Isabel apenas 9. As linhas atendem Zona Norte, Centro da Cidade e Zona Sul.

A organização explica ainda que a Real tem aproximadamente 130 ônibus. Enquanto a Vila Isabel tem entre 18 e 28 veículos, que aumentam conforme os que estão quebrados vão sendo recuperados.

Em nota, o Rio Ônibus informou que “os consórcios e a SMTR têm plena consciência da grave crise atravessada pelo setor, que hoje tem 11 de suas 29 empresas em recuperação judicial. Esse cenário é reflexo direto da insegurança jurídica e do recorrente descumprimento do contrato e dos acordos firmados com a prefeitura, o que causa um desequilíbrio econômico-financeiro que acaba refletindo na qualidade da operação.”

O comunicado reforça ainda a existência de um diálogo constante com a SMTR para que os acordos firmados sejam integralmente cumpridos pela Prefeitura. “Somente com a normalização deste cenário será possível reverter o desequilíbrio atual e garantir o retorno de uma operação eficiente e de qualidade para o transporte do Rio”, finalizou.

Outras paralisações
No dia 29 de dezembro, as empresas chegaram a realizar uma paralisação no início da manhã por falta de óleo diesel no abastecimento dos veículos. Ao longo do dia, conforme chegavam os caminhões-tanque, os ônibus voltavam para as ruas.
No mesmo mês, em 22 de dezembro, motoristas, mecânicos e demais funcionários das Viações Real e Vila Isabel entraram em greve por conta dos atrasos no pagamento de salários, ticket alimentação, férias e fundo de garantia (FGTS). A paralisação durou dois dias.
O ano passado foi marcado por uma série de greves na empresa. No dia 16 de setembro, mais 24 linhas tiveram a circulação suspensa devido a outra paralisação. O mesmo aconteceu em 27 de agosto. As atividades só foram retomadas após depósito do pagamento.
Aumento da passagem
Mesmo em meio aos transtornos, a tarifa de ônibus na cidade do Rio foi reajustada em 4 de janeiro deste ano. A passagem passou de R$4,70 para R$ 5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *