Rede municipal de ensino de Resende recebe laboratório de robótica e formação de professores
Resende segue ampliando o aprendizado da robótica na Rede Municipal de Educação. Nesta quarta-feira, dia 24, a Rede Municipal de Educação inaugurou uma sala de robótica completa, com equipamentos tecnológicos modernos doados pela ArcelorMittal, para o aprendizado da robótica. O novo polo de robótica ficará localizado na Escola Municipal Sagrado Coração.
A novidade é fruto da chegada da Liga STEAM ao município em 2022, uma iniciativa que visa investir na formação de diretores e orientadores da rede municipal para que possam estimular os alunos a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e responsabilidade, tudo isso utilizando conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A Liga STEAM foi criada pela Fundação ArcelorMittal e tem como parceiras a Fundação Banco do Brasil e a Tríade Educacional.
O laboratório vai contar com seis mesas, 36 banquetas, mesa e cadeira do professor, kits Lego Education Mindstorms, com 541 peças, tablets, notebook, TV, impressora multifuncional e impressora 3D. Os legos são brinquedos tecnológicos que colaboram com o processo de inserção dos alunos na robótica, como método pedagógico.
Para oferecer o conhecimento aos alunos, os professores da unidade vão receber um curso para desenvolver competências que favorecem a investigação, e oferecer possibilidades de interação, diálogo, experimentação em busca de soluções de problemas do dia a dia da comunidade onde o estudante está inserido. Os educadores irão se aprofundar na abordagem STEAM, que propõe integrar todas essas áreas de conhecimento para potencializar as experiências de aprendizagem dos alunos.
– Optamos por absorver a modernidade para a Educação de Resende em um processo gradativo, no qual a robótica será inserida no cotidiano dos alunos para desenvolver o interesse e as habilidades nessa área, pois entendemos ser uma área de conhecimento muito promissora. Com certeza vamos ajudar a formar profissionais da área tecnológica em nossas escolas e, claro, sempre mantendo o princípio de formar cidadãos – explicou a secretária municipal de Educação, Rosa Frech.
A metodologia será aplicada simultaneamente aos alunos e professoras durante todo o ano. A unidade está montando um cronograma que vai conciliar o aprimoramento e atualização dos professores e o aprendizado dos alunos, que vão realizar oficinas no laboratório. Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a novidade é um indicativo de que a Educação pública de Resende está no caminho certo.
– Educação continua sendo uma prioridade da gestão municipal e a inserção da robótica foi uma das formas promissoras de modernizar o aprendizado dos nossos alunos, que são os futuro profissionais do mercado de trabalho. Estamos muito felizes com a chegada desse polo de robótica que vai atender toda a Rede e, com certeza, vamos continuar buscando maneiras de aprimorar esse aprendizado e contribuir com a formação dos nossos cidadãos – disse o prefeito.
Para Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal e Diretora de Futuro da ArcelorMittal Aços Longos, a entrega do laboratório em Resende é extremamente simbólica e reforça o compromisso da companhia com a região Sul Fluminense.
– O nosso objetivo é estarmos cada vez mais presentes junto à comunidade e contribuir para o desenvolvimento por meio de nossos projetos sociais. O mundo precisa de inovação e o espaço será mais um estímulo para os estudantes – afirma.
A Escola Municipal Sagrado Coração fica na Rua Eduardo Cotrim, 391 – Lavapes. Só na unidade, 36 alunos farão parte do projeto de robótica, além de outras centenas de estudantes de outras unidades.
Robótica na Educação de Resende
Os projetos com robótica entre os alunos da Rede Pública de Resende já estão em desenvolvimento há algum tempo. No ano passado, alunos da rede chegaram em Brasília na disputa do Torneio Brasil de Robótica (TBR). Na etapa estadual, os alunos da E.M. Maria Dulce se classificaram em terceiro lugar entre 38 equipes do estado do Rio de Janeiro.
Os alunos da E.M. Maria Dulce Freire Chaves conquistaram a classificação com a proposta de projeto cujo tema foi “Lixeira inteligente em defesa da vida aquática”. Eles participaram da etapa nacional, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro.