29 de outubro de 2025
Baixada FluminenseMesquitaMunicípiosNotícias

Reciclagem e preservação ambiental são temas de palestra em Mesquita

 

Conversa de boas práticas na Faetec da cidade também serviu para tirar dúvidas dos presentes e explicar os principais benefícios ao aderir a coleta seletiva

 

O setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos promoveu uma palestra de conscientização ambiental para os alunos e profissionais da Faetec de Mesquita (Polo Integrado Engenheiro Pedro Rangel). A primeira conversa aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 28 de outubro, mas os profissionais retornam à unidade na quinta, dia 30, para alcançar os estudantes do período noturno. Entre os principais tópicos abordados estavam o processo de reciclagem dos resíduos, a importância de preservar o planeta e a necessidade de contribuir com a coleta seletiva local.

 

Para iniciar, a equipe apresentou um vídeo sobre o passo a passo das embalagens de longa vida, conhecidas também como Tetra Pak, até a transformação em matéria-prima. Depois de serem descartados, esses materiais vão para a cooperativa de reciclagem, onde são separados dos demais resíduos, e passam pela prensa. Logo depois, são encaminhados à indústria papeleira para o processo de transformação.

 

A palestra de boas práticas ainda serviu para tirar dúvidas dos presentes e explicar os principais benefícios ao aderir a coleta seletiva. “Ela contribui para reduzir a extração de recursos naturais e o consumo de energia elétrica e de água, para o cumprimento das leis ambientais, para diminuir o lixo, para economizar dinheiro público e para gerar emprego e renda. Por isso, é sempre bom ter em mente aqueles cinco ‘erres’, que são repensar os hábitos e atitudes de consumo; reduzir a produção de lixo; reaproveitar, aumentando a vida útil dos produtos; reciclar para transformar materiais beneficiados em matéria-prima para novos produtos; e recusar consumir produtos que geram impactos ambientais significativos e que não sejam essenciais”, defende Rosaura Clem, responsável pela Educação Ambiental.

 

Como solicitar?

 

Para solicitar a coleta seletiva na própria residência, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (21) 98005-7575 ou e-mail coletaseletiva@mesquita.rj.gov.br, com o nome completo, endereço e telefone. Há ainda a opção do registro pelo aplicativo do Colab. Por esses canais, a equipe entrará em contato para informar a data do recolhimento dos materiais.

 

A população pode contribuir com a reciclagem, separando materiais como papéis (jornais, revistas, cadernos, etc.), vidros (garrafas, frascos de alimentos, produtos de limpeza, etc.), plásticos (garrafas de água, sacolas plásticas, brinquedos, etc.) e metais (latas de bebidas, bacias, panelas, etc.). Além disso, são aceitos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e óleos de cozinha usados, todos devidamente embalados.

 

Cabe ressaltar que, além da coleta seletiva, o município possui um bom controle interno de resíduos, principalmente doméstico e comercial. “Apenas em 2024, coletamos 227 toneladas a partir dos galpões municipais e mais dois parceiros. Mas, todos os dias, o caminhão coleta os resíduos pela cidade. Do lado da cidade onde fica a Prefeitura, ele passa sempre às terças, quintas e sábados, enquanto do outro, às segundas, quartas e sextas. Já nas áreas de grande movimento de comércio e saúde, o recolhimento é diário. Tudo é muito bem organizado para que o território esteja sempre limpo e organizado. Afinal, essa é uma questão de saúde e bem-estar público”, detalha o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Junior.

 

Coleta seletiva

 

Criada em 2005, a Coleta Seletiva Solidária de Mesquita promove a sustentabilidade do meio ambiente e garante renda para catadores locais, por meio da separação, coleta e reaproveitamento de materiais recicláveis. A dinâmica na cidade é dividida em duas partes: o recolhimento dos resíduos e a separação nos galpões. Atualmente, o município conta com quatro desses galpões, sendo eles: Chico Mendes, em Rocha Sobrinho; Zilda Arns, em Santo Elias; Doroty Stang, na Chatuba; e Cássia Valéria, no Centro. Todas as unidades foram reformadas recentemente e receberam novos equipamentos, como prensas, balanças, carrinhos e esteira de triagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *