23 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEMunicípiosNotíciasQueimados

Queimados registra queda histórica na criminalidade sob a vigilância da nova Central de videomonitoramento

Com nova tecnologia de reconhecimento facial e de placas, a cidade registrou retração nos dados do ISP-RJ entre os meses de setembro, outubro e novembro 
 
 
O município de Queimados vive um momento de virada na segurança pública. Os dados mais recentes do ISP (Instituto de Segurança Pública) mostram queda significativa nos índices de violência na cidade, que já foi considerada a mais violenta do Brasil, em 2016, pelo Atlas da Violência. Coincidindo com os três meses de pleno funcionamento da nova Central de Monitoramento por câmeras, os dados oficiais ISP-RJ revelam que o trimestre de setembro, outubro e novembro de 2025 atingiu os menores índices de violência da última década.
 
Uma das reduções mais emblemáticas ocorreu no roubo de veículos. Com o auxílio das câmeras que monitoram as principais entradas e saídas do município, o crime despencou. Em novembro de 2024, foram registrados 12 casos; em novembro de 2025, já sob vigilância total da Central, esse número caiu para apenas 4 ocorrências, uma redução de 66,7%.
 
O impacto também foi sentido na segurança direta do cidadão. O total de roubos na cidade, que inclui assaltos a transeuntes e a estabelecimentos comerciais, teve uma queda de 45,8% no comparativo entre novembro de 2024 e novembro de 2025.
 
A tecnologia, que integra câmeras de alta definição e inteligência de dados, parece ser o braço direito das forças de segurança no combate ao crime, resultando em marcas que a cidade não via desde meados de 2012. Além das mais de 500 câmeras nas ruas, incluindo as com tecnologia com reconhecimento facial e de placas, a chegada de novas motocicletas e viaturas, além da implantação de programas como a Patrulha da Madrugada, em parceria com o 24º BPM, são essenciais para a obtenção dos bons números.
 
O prefeito Glauco Kaizer (UNIÃO) destacou o bom momento, mas faz ressalvas às estatísticas: “Ficamos feliz em saber que o esforço na segurança pública já começa a dar resultados em três meses de monitoramento, porém, queremos alcançar números ainda melhores e, para isso, não mediremos esforços. É um trabalho de muitos braços e não posso deixar de agradecer a parceria da Polícia Militar, Civil, da Guarda Municipal e da sociedade Civil. Um grande trabalho comandado pelo secretário municipal de Segurança Felipe Laureano”, disso o gestor.
 
A Central de Monitoramento não apenas protege o patrimônio, mas também auxilia na preservação da vida. O índice de Homicídio Doloso caiu pela metade no último mês de novembro em relação ao ano anterior. Além disso, a presença constante das câmeras tem inibido a movimentação em áreas críticas:
 
– Roubo a Transeunte: Redução de 50%
 
– Roubo de Celular: Queda de 36,4%
 
Um novo patamar para Queimados
 
O cenário de 2025 é o oposto do vivido entre 2016 e 2018, quando Queimados figurava em rankings negativos de violência nacional. Naquela época, o trimestre analisado chegava a registrar mais de 700 roubos totais; hoje, esse número baixou para 206, o menor volume da série histórica de dez anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *