Queimados Inaugura espaço voltado ao atendimento das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista
A Prefeitura de Queimados dará mais um importante passo na política de inclusão no município. Na próxima segunda-feira (29), a partir das 10h, será inaugurada a Casa do Autista TEAcolhe, um espaço moderno e totalmente voltado para o tratamento, acompanhamento e cuidado de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O novo equipamento público fica na Rua Dr. Eugênio Castanheiras, 200, Centro, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Casa do Autista TEAcolhe contará com diversas salas para atendimento, com foco no cuidado humanizado, integral e personalizado. Serão sete consultórios destinados aos atendimentos nutricionais, psicológicos, fisioterapêuticos, psicopedagógicos e de terapia ocupacional. Além disso, o espaço terá um ginásio neurofuncional, banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e um jardim sensorial, voltado para práticas de acolhimento e estímulo.
O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer (UNIÃO), destacou a necessidade de ampliar os espaços voltados ao cuidado de pessoas com autismo:
“A ideia é manter um espaço de referência no acolhimento e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo atendimento humanizado e multidisciplinar, garantindo que cada paciente e sua família recebam acompanhamento adequado às suas necessidades. Quero agradecer ao deputado Sargento Portugal pela sensibilidade em direcionar os recursos para a implantação da Casa do Autista”.
Como será a inscrição
Os pacientes que já são atendidos pela rede municipal, seja pelo Ambulatório de Saúde Mental, CAPS ou CAPSi, terão a migração para a Casa do Autista feita de forma automática. Para quem já possui laudo de autismo e não é atendido pelo município, será necessário procurar a Central de Regulação Municipal com o documento em mãos. A equipe fará a inserção no sistema de vagas da unidade.
Já para quem não tem laudo ou diagnóstico, o primeiro passo é buscar atendimento em um posto de saúde, escola, unidade de assistência social ou na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. Após a avaliação inicial, havendo suspeita de TEA, o paciente será encaminhado para os serviços especializados e poderá receber o laudo, caso seja confirmado o diagnóstico.
Após a regulação, a família será chamada para uma triagem inicial e a equipe multiprofissional elaborará um Plano Terapêutico Singular (PTS) – um projeto de atendimento personalizado, feito sob medida para cada paciente.
As especialidades oferecidas incluem: Psicologia, Psicopedagogia, Nutrição, Fonoaudiologia, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade, Fisioterapia e Educação Física. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.