11 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Queda de avião no MS mata renomado arquiteto chinês e cineasta brasileiro

Acidente deixou quatro mortos; aeronave era um Cessna Aircraft 175, de prefixo PT-BAN

Uma aeronave de pequeno porte caiu, na noite desta terça-feira (23), na zona rural de Aquidauana, região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, a 141 quilômetros de Campo Grande. O acidente deixou quatro mortos, entre eles o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores do mundo, e o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz.

A aeronave era um Cessna Aircraft 175, de prefixo PT-BAN, fabricado em 1958. Também estavam a bordo o piloto e proprietário, Marcelo Pereira de Barros, e o diretor e documentarista Rubens Crispim Jr.

De acordo com o site “O Pantaneiro”, há suspeita de que o piloto tenha tentado uma arremetida — manobra em que a aeronave interrompe o pouso para ganhar altitude novamente —, mas perdeu sustentação, caiu e explodiu em seguida. A reportagem entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB), mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Kongjian Yu, considerado um dos maiores nomes da arquitetura mundial, é o criador do conceito de cidades-esponja, que propõe que os centros urbanos absorvam, armazenem e reutilizem a água da chuva por meio de áreas verdes e infraestrutura permeável.
Outra vítima do acidente, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz tinha uma trajetória consolidada desde 2007 na Olé Produções. Atuou em diferentes áreas do audiovisual e se destacou pela busca de retratar temas sociais, culturais e ambientais. Além do trabalho no cinema, participou de projetos de difusão cultural, festivais e iniciativas voltadas ao fortalecimento do audiovisual no Brasil. Entre seus trabalhos mais notáveis está a série indicada ao Emmy Internacional, “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”.
O proprietário e piloto do avião, Marcelo Pereira de Barros, era paulista e deixou dois filhos. O documentarista Rubens Crispim Jr., também vítima do acidente, foi cineasta, diretor de fotografia e produtor independente, nascido e residente em São Paulo. Ele dirigiu e fotografou documentários como “Segue o Baile – Bixiga 70” (2017), exibido em festivais e disponível em plataformas de streaming.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *