Quadrilha que furtou mais de 700 transformadores é alvo de operação no Rio e Niterói
Criminosos transportavam equipamentos para São Paulo, onde agentes também realizam busca e apreensão
Uma quadrilha que furtou mais de 700 transformadores de energia elétrica é alvo de uma operação da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), nesta terça-feira (14). Agentes cumprem dez mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio e Niterói, na Região Metropolitana, e em municípios de São Paulo. A organização criminosa causou prejuízo de R$ 800 mil à uma concessionária.
As investigações da especializada apontam que a quadrilha furtava transformadores de grande porte de uma empresa do Rio, que eram transportados para pontos de receptação em cidades paulistas, onde eram vendidos. Entre 22 de junho e 10 de agosto do ano passado, 775 aparelhos foram roubados da concessionária, em pelo menos oito ocorrências diferentes.
Os agentes descobriram que um funcionário da companhia, que era responsável pela autorização de movimentação desses equipamentos, foi o principal articulador interno do esquema. O homem determinava a liberação dos transformadores em sábados previamente definidos e permitia a saída irregular dos equipamentos sem registro formal.
Um outro homem foi identificado como sendo o ele entro os funcionários internos da empresa e os receptadores de São Paulo. Ele era o responsável por coordenador as retiradas e pagamentos pelos transportes. Um dos motoristas que levava os aparelhos confirmou em depoimento que, desde setembro de 2023, transportava os equipamentos do depósito em Itaboraí, na Região Metropolitana, para endereços paulistas, mediante pagamento por transferência bancária.
Após o trabalho de inteligência da DDSD, os policiais civis conseguiram identificar a estrutura do esquema e, nesta terça-feira, coletam novas provas, como documentos, mídias eletrônicas e outros bens, para colaborar com as investigações e identificar outros integrantes da organização criminosa.