Projeto Jardinando Vidas forma sua segunda turma, em Mangaratiba
Cerca de 40 alunos concluíram nesta sexta-feira (12) a formação no curso de jardinagem do Projeto ‘Jardinando Vidas’, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mangaratiba em parceria com o Instituto de Eventos Ambientais (IEVA). A solenidade de formatura da 2ª edição da capacitação aconteceu no Casarão da Reserva do Sahy, e contou com a presença da secretária da pasta, Shayene Figueiredo Barreto, do Deputado Estadual, Luiz Claudio Ribeiro, e do presidente do IEVA, Alexandre Gontijo.
Focado na geração de trabalho e renda, o ‘Jardinando Vidas’ prepara os alunos gratuitamente para atuar com paisagismo e jardinagem, que são áreas de alta demanda na região. Ao longo de seis meses, os estudantes aprendem de forma teórica e práticas técnicas diversas de jardinagem e se capacitam para cuidar corretamente do solo, das plantas, jardins e hortas, colaborando com a preservação ambiental.
A secretária de Meio Ambiente, Shayene Barreto, destacou a importância do curso.
“Nossa meta é promover uma capacitação gratuita de qualidade para os moradores de Mangaratiba. Queremos preparar essas pessoas para que possam buscar seu lugar no mercado de trabalho. E o projeto jardinando Vidas é exatamente isso. Hoje esses 40 alunos saem daqui com seus certificados e com uma bagagem de conhecimento que ninguém pode tirar. Quero agradecer ao prefeito Alan pela confiança em nosso trabalho, ao IEVA por todo comprometimento na realização do curso e aos alunos por toda dedicação”.
O Deputado Estadual, Luiz Claudio Ribeiro, prestigiou a solenidade e celebrou a conquista dos alunos.
“É gratificante poder estar mais uma vez participando da formatura deste projeto. Estou muito feliz em saber que 50% dos alunos da primeira edição do curso já estão empregados. E, tenho que certeza, que logo será a vez de vocês, porque quem busca o conhecimento já está um passo a frente de conquistar seu objetivo. Parabéns à Secretaria de Meio Ambiente pelo trabalho que vem desenvolvendo, com a aprovação do nosso prefeito Alan Bombeiro”.
O jovem João Gabriel W. K. Renauld, comemorou a conclusão do curso.
“Desde os 10 anos eu gostava muito de plantar. Então, não pensei duas vezes em me inscrever. Com a formação ganhei conhecimento, mas também grandes amizades e uma troca de experiência incrível. Estou muito grato pela oportunidade que o curso me deu, ter uma profissão aos 14 anos”.
Já Cristiane Abreu, moradora da Praia do Saco, contou que a formação mudou sua vida.
“Faço tratamento de câncer da mama, ansiedade e síndrome do pânico, e minha médica me indicou fazer algo que eu gostasse para se tornar minha terapia e deu super certo. Hoje posso dizer que me curei dessas duas últimas doenças, graças ao curso de jardinagem. As plantas curaram a minha alma, desfoquei dos problemas e sou muito mais feliz”.
Também estiveram presentes os secretários, Márcio Ferreira (Fazenda), Michel Eliziário (Governo), Alex Barbosa (Agricultura e Pesca), Braz Marcos (Ordem Pública) e Fernando Luís da Matta (Turismo), a subsecretária de Meio Ambiente, Fernanda Porto, o subsecretário de Governo, Daniel Vasconcellos, os vereadores Wlad da Pesca e Josué Té e o coordenador geral do Curso, Francisco Carreira, entre outras autoridades.
Após a cerimônia foi realizada uma homenagem aos professores do curso e também a apresentação do grupo ‘Gigantes de Mangaratiba’.
Saiba mais sobre o Curso:
O curso do Projeto Jardinando Vidas é uma formação básica em jardinagem. Os alunos aprendem técnicas de tratamento e preparo do solo; identificação de espécies de plantas; construção e manutenção de jardins públicos e privados; tratamento de hortas e gramados; poda, rega e técnicas de irrigação; manejo sustentável; técnicas de compostagem com folhas secas e serrapilheira; e, produção de húmus. A capacitação teve duração de 06 meses.
Esta segunda edição foi realizada na sede do Horto Municipal, que recebeu total revitalização paisagística com manutenção da vegetação existente, adubação e controle de pragas. Também foi alterada toda a concepção paisagística ao entorno do lago, com oxigenação, drenagem e cascata. Os alunos ainda revitalizaram os jardins das secretarias de Turismo e de Assistência Social e Direitos Humanos, ambas no centro de Mangaratiba.