Projeto “Educação Ambiental na Prática” incentiva o cultivo de hortaliças em São Pedro da Aldeia
Iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias de Agricultura, Educação, Meio Ambiente e a EMATER-RIO
Os alunos do 4º ano do turno integral da E. Mz. Manoel Moraes da Silva, no bairro Campo Redondo, participaram do projeto “EcoEscola: Educação Ambiental na Prática”, nesta terça-feira (29/10). Os estudantes participaram da oficina “Horta em pequenos espaços”, realizando plantio de hortaliças que podem ser cultivadas em pequenos espaços urbanos, ou seja, que podem ser cultivadas em quintais. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a EMATER-Rio.
O projeto envolve a Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho e a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca.
A professora de Geografia e formadora da Coordenação de Educação Ambiental, Teresa Zambrotti, destacou a importância dos alunos terem contato com o ambiente externo. “Nós estamos retomando este projeto aqui no Horto Escola Artesanal, que é trazer as crianças para aprenderem educação ambiental, afinal, se faz na prática. É importante sair um pouco dos muros da escola, ter contato com a terra e conhecer esse ambiente, que é riquíssimo. O objetivo é conseguir replicar e multiplicar esse tipo de conhecimento na sala de aula”, afirmou.
O “EcoEscola: Educação Ambiental na Prática” busca mostrar aos alunos todo o processo de plantio e transplante definitivo dessas mudas para o solo. Para a realização do projeto, foram utilizadas hortaliças como salsa, alface e jiló. Além de demonstrar o processo do plantio, o projeto também incentiva a reciclagem. Os vasos que receberam as mudas foram compostos por garrafas PET ou de amaciantes. A aluna Anna Gabriela Leal, de 10 anos, adorou a experiência. “Estou achando muito legal essa experiência de mexer com as plantas e aprender mais. A visita no horto foi legal”, comentou.
A supervisora e engenheira agrônoma da EMATER-RIO, Marília Grasiela, ressaltou a transdisciplinaridade da iniciativa. Ela foi a responsável por auxiliar os alunos no transplante da planta para o vaso definitivo. “Elas conseguem aprender aqui a respeito das ciências, pois falamos da parte da germinação, todo o processo de crescimento, desenvolvimento, reprodução e morte da planta e, também, da hortaliça. Além disso, aprenderam sobre a importância da alimentação saudável e poderem reproduzir em casa, o cultivo de hortaliças em.pequenos espaços”, comentou.
Sobre o projeto
O projeto “EcoEscola: Educação Ambiental na Prática” teve início no mês de agosto deste ano. As unidades escolares são agendadas e as atividades são realizadas de acordo com as temáticas ou projetos que os professores estão desenvolvendo. As ações ocorrem de maneira transdisciplinar.
A iniciativa permite alcançar e desenvolver políticas públicas que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Esses objetivos abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, incluindo questões ambientais.