Programação do G20 nesta sexta tem debates sobre combate à fome, Ludmilla no G20 Favela e shows de Zeca Pagodinho e Maria Rita
Aliança Global Festival, na Praça Mauá, ainda terá shows gratuitos de Maria Rita, Roberta Sá, Pretinho da Serrinha e outros. Ministros do governo brasileiro e de outros países que integram o G20 se reúnem no G20 Social.
O segundo dia de atividades do G20 no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (15), terá três painéis importantes de debates no G20 Social, quando lideranças brasileiras e internacionais vão debater temas como reforma da governança global; sustentabilidade, mudança do clima e combate à fome.
A sexta também marca a participação da cantora Ludmilla no Fórum Mundial das Favelas, durante o G20 Favelas, às 16h30, no Portinho, na Av. Rodrigues Alves, 135.
O tema da Mesa é “Música: Empoderamento e Expressão Cultural nas Favelas”. Além da Ludmilla, estão confirmados no evento Preto Zezé e Amauri Soares.
Já o Cria G20, que acontece no Píer Mauá, das 9h às 18h, o destaque do dia é o G20 Talks: Nova Arquitetura Financeira Global, com Gabriel Galípolo, Isabella Weber, Nath Finanças e Eduardo Moreira.
No fim da tarde, a partir das 17h, a música toma conta da Praça Mauá e faz a alegria de cariocas e turistas. Entre as atrações Zeca Pagodinho, Teresa Cristina, Maria Rita, Roberta Sá e Pretinho da Serrinha.
Confira a programação completa para cada um dos eventos do G20 nesta sexta-feira.
G20 Social
Com foco em debates voltados para questões sociais, de desenvolvimento sustentável e inclusivo, o G20 Social é um evento paralelo a Cúpula do G20 – a reunião de líderes das 19 principais economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana. A programação desta sexta conta com três reuniões importantes. São elas:
Combate à fome, pobreza e desigualdades (Armazém 3, das 9h às 12h – Plenária A)
- Welington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil
- Nosipho Nausca-Jean Jezile, Representante Permanente da África do Sul junto à FAO e Presidenta do Comitê de Segurança Alimentar (CSA)
- Ibrahima Coulibaly (Mali/União Africana), Presidente da Organização Pan-Africana de Agricultores (PAFO)
- Elisabeta Recine – Representante da Sociedade Civil Brasileira – Presidenta do CONSEA
Sustentabilidade, mudança do clima e transição justa (Armazém 3, das 9h às 12h – Plenária B)
- Paulo Teixeira, Ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
- João Paulo Capobianco, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil
- Laurence Tubiana (França), Economista e diplomata. Negociadora chefe do Acordo de PARIS
- Representante da APIB
- Adriana Marcolino, Representante da Sociedade Civil Brasileira – Diretora Técnica do DIEESE
Reforma da governança global (Espaço Kobra, das 9h às 12h – PlenáriCelso Amorim, Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil
- Yildiz Temürtürkan (Turquia), Coordenadora Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM)
- Ha Joon Chang (Coreia do Sul), Economista, professor e autor do best-seller internacional Chutando a Escada
- Antonio Lisboa, Representante da Sociedade Civil Brasileira –Sindical Internacional (CSI)
Os demais encontros do G20 Social acontecem no Museu do Amanhã, Armazém 2, Armazém 3, Armazém da Utopia e no Espaço Kobra das 9h às 13h e das 14h às 18h.
São rodas de conversas, palestras, debates e painéis sobre desafios sociais globais, como desigualdade, pobreza, saúde, educação, desenvolvimento sustentável e direitos humanos. Veja a programação completa aqui.
Como parte da programação do G20 Social, o G20 Favelas também terá sua agenda própria. O evento visa ampliar a participação da sociedade civil nas discussões do G20.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/J/h/DYjDnKT7aHe1gpTFpyeQ/lud.webp)
Ludmilla — Foto: Divulgação/Ygor Marques
A programação do encontro global no Rio também conta com o projeto Cria G20, que vai acontecer no Píer Space, no centro do Rio, de 14 a 16 de novembro.
Por meio de diálogos abertos, o evento mira ampliar o debate e se propõe a inspirar ações para um mundo sem fome, com justiça climática e menos desigualdade.
Nesta sexta, o ponto alto fica com o G20 Talks: Nova Arquitetura Financeira Global, às 10h30. O evento conta com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, a economista e professora da Universidade de Massachusetts, Isabella Weber, e a empresária, escritora e especialista em finanças, Nath Finanças.
G1