18 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Programa Viva Japeri realiza capacitação sobre notificação de violências

Treinamento fortalece estratégias de atendimento e assistência às vítimas, com foco na atuação do SAMU e na correta comunicação ao SINAN

O Programa Viva Japeri realizou, nesta terça-feira, (16), na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Engenheiro Pedreira, uma capacitação voltada à notificação de violências por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A iniciativa teve como objetivo qualificar os profissionais dos serviços de urgência e emergência para o correto preenchimento da ficha de notificação, tornando o atendimento mais eficiente e humanizado.

Reconhecida como um grave problema de saúde pública, a violência, afeta milhares de pessoas, e, muitas vezes, os primeiros sinais são identificados justamente nos serviços de emergência. Por isso, o papel dos profissionais de saúde é essencial na identificação dos casos, no acolhimento das vítimas e no encaminhamento adequado para a rede de proteção.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Dr Roberto Pontes, investir em capacitação é investir em cuidado, prevenção e, sobretudo, em vidas. “A capacitação reforça que, quando os profissionais são devidamente orientados, os dados registrados se tornam mais completos e confiáveis, os direitos das vítimas são fortalecidos e as políticas públicas podem ser planejadas com maior precisão. As notificações norteiam a nossa atuação”, explicou.

Para a subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, a Ficha de Notificação de Violência vai muito além de um simples formulário. “Ela é uma ferramenta fundamental para dar visibilidade a histórias que, muitas vezes, permanecem ocultas pelo medo ou pelo silêncio. Cada notificação preenchida corretamente contribui para tornar essas situações visíveis e possibilita ações mais eficazes do poder público”, destacou.

A equipe do Programa Viva idealizou e realizou o evento, com palestras ministradas pela diretora do Programa Viva Japeri, Karine Freitas; pela psicóloga Ana Paula Bittar; e pela estagiária de Psicologia Carolina Cardoso. Segundo Karine Freitas, a capacitação para o correto preenchimento da ficha do SINAN e a reestruturação do fluxo de atendimento às situações de violência permitem ao município ampliar o alcance, o registro e o mapeamento dos casos. “Esses profissionais são peças-chave, pois estão em contato direto com as vítimas”, afirmou.

Durante o encontro, profissionais do SAMU e do Serviço Social do Hospital Municipal de Japeri (HMJ) aprenderam como preencher corretamente a ficha de notificação e receberam orientações sobre os encaminhamentos necessários para cada situação de violência. A adesão entre os participantes, segundo a equipe do Programa Viva, reforça a importância de expandir a iniciativa para outros setores do município, fortalecendo a integração entre os serviços da rede municipal como um todo.

Notificação de violência no SAMU: dever legal e ferramenta de proteção às vítimas

Para a coordenadora administrativa do SAMU, Elenita de Souza, a notificação de violência é fundamental sob os pontos de vista assistencial, legal, ético e de saúde pública. “Ela possibilita o encaminhamento da vítima à rede de proteção, ajuda a romper o ciclo da violência e atende a uma obrigação legal prevista nas normas do Ministério da Saúde. O profissional não está denunciando, mas notificando para fins de saúde pública”, explicou.

As equipes básica e avançada do SAMU de Japeri lidam frequentemente com ocorrências relacionadas à violência. Nesse contexto, o treinamento tem impacto direto na qualificação do atendimento, no alinhamento de novas estratégias de assistência e no fortalecimento da proteção às vítimas, especialmente no atendimento pré-hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *