26 de setembro de 2025
EducaçãoNotíciasRio-EstadoRio-Governo

Programa Seeduc + Perto leva serviços ao Centro do Rio pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ação social atende alunos e servidores no Palácio da Justiça até quinta-feira (25/09)

 

A Secretaria de Estado de Educação participa, nesta quarta-feira e quinta-feira (24 e 25/09), de um mutirão social promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), no Palácio da Justiça, no Centro do Rio. Durante a ação, o Programa Seeduc + Perto oferece mais de 50 tipos de serviços aos estudantes, responsáveis e servidores. O evento acontece em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, reunindo secretarias estaduais, municipais e demais órgãos do estado.

A iniciativa tem como objetivo aproximar a secretaria da comunidade escolar e solucionar demandas, oferecendo atendimento ágil, humanizado e sem burocracia.

— A participação da secretaria neste evento demonstra o nosso compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência, especialmente no âmbito da educação, onde ainda existem muitos desafios e dúvidas. Trabalhamos diariamente de forma engajada na construção de uma política acolhedora e voltada para o desenvolvimento desses estudantes — afirmou o superintendente de Educação Especial da Seeduc, Daniel Bove, durante a abertura do mutirão.

Entre os serviços oferecidos pelo Seeduc + Perto, estão emissão de certificados, quadro de horários, consulta a vagas disponíveis, transporte escolar e atendimento a demandas administrativas dos servidores da rede, como verificação de aposentadorias e contagem de tempo de serviço.

Foto: Jean Barreto

Ações inclusivas em escolas da rede

Um mês inteiro dedicado a discutir e promover reflexões sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. É dessa forma que a Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendência de Educação Especial (SUPEE), abraçou a campanha Setembro Verde, promovendo uma série de atividades inclusivas relacionadas ao tema.

Entre as iniciativas, o Ciep 495 Alberto da Veiga Guignard, em Angra dos Reis, na Costa Verde, vai receber crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nesta quinta-feira 25/09). Durante a visita, os estudantes participaram de atividades conjuntas com os alunos da unidade, fortalecendo o convívio, a troca de experiências e a valorização da diversidade.

— Essas iniciativas trazem estratégias que possibilitam empatia à medida que despertam nos alunos suas principais potencialidades. O mais importante é a promoção do respeito ao próximo — destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *