Programa Ginástica nos Bairros promove bem-estar e integração social na periferia de Nova Iguaçu
Mais de três mil pessoas têm sido beneficiadas com o programa Ginástica nos Bairros, projeto desenvolvido pela prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria municipal de Governo. A iniciativa começou em 2019, a partir das construções de novos espaços públicos de esporte e lazer, como praças e centros esportivos, além do apelo popular, que também influenciou a criação do programa.
Segundo a prefeitura, estudos de localização detectaram que a população que vivia nos bairros mais periféricos precisava da inclusão de atividades de combate ao sedentarismo no dia a dia, com ênfase entre as pessoas de 60 anos ou mais. Ainda conforme o município, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos envolvidos por meio de treinamentos de força, flexibilidade, condicionamento aeróbico e atividades rítmicas.
O Ginástica nos Bairros conta ainda com a realização de palestras e orientações sobre diabetes, hipertensão, câncer de mama, doenças psicossomáticas e necessidades da população que são notadas durante o projeto. Todo o processo é supervisionado por profissionais de Educação Física e equipes de enfermagem, que monitoram os alunos em conjunto.
Para promover a interação e a integração social, o programa ainda realiza encontros periódicos com um planejamento prévio entre os polos da prefeitura que oferecem o projeto.
O Ginástica nos Bairros é mantido pela prefeitura de Nova Iguaçu em parceria com organizações não governamentais das localidades em que os polos de atividades estão inseridos. Ao todo, são mais de três mil inscritos.
Para participar, basta imprimir um formulário no link, preenchê-lo e levá-lo ao núcleo mais próximo da residência do solicitante para efetivar a inscrição. Ou procurar um professor nos polos de atendimento e realizar o cadastro.