Programa “Esse Rio é Meu” chega a Queimados para formar alunos como agentes ambientais
35 escolas da rede municipal vão desenvolver atividades de investigação, pesquisa de campo, produção de conteúdos e ações comunitárias para a preservação dos rios
Aprender sobre meio ambiente a partir da própria realidade da cidade: essa é a proposta do projeto Esse Rio é Meu, que chega à rede municipal de educação de Queimados. A iniciativa, criada pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Planetapontocom, vai transformar os rios da cidade em ferramentas pedagógicas em todas as 35 escolas da rede e integrar educação, meio ambiente e cidadania, com foco nos rios Abel e Camorim.
A cerimônia de implantação do programa e assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu nesta quinta-feira (12/02), no auditório do Paço Municipal.
O programa, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já é referência no Rio de Janeiro e chega a Queimados com a proposta de promover a chamada educação com e por meio de causas, em que os alunos aprendem a partir de problemas reais do território onde vivem.
“Esse projeto representa uma nova forma de ensinar, conectada com a realidade dos nossos alunos e com os desafios ambientais da cidade. Estamos transformando nossos rios em salas de aula vivas e nossos estudantes em protagonistas da mudança”, destacou o prefeito Glauco Kaizer durante a assinatura do termo.
TEORIA E PRÁTICA
A partir da implementação, alunos e professores vão desenvolver atividades de investigação, pesquisa de campo, produção de conteúdos e ações comunitárias voltadas para a preservação dos rios e o fortalecimento da consciência ambiental.
Além do impacto educacional, o programa também contribui para a formulação de políticas públicas ambientais, ao gerar dados, diagnósticos e mobilização social em torno dos rios do município.
O secretário municipal de Educação, André Monsores, também ressaltou o caráter humano da iniciativa. “Quando uma criança aprende a cuidar do rio, ela aprende a cuidar da cidade, da casa e das pessoas. É um projeto que fala de futuro, de pertencimento e de cuidado com a vida”, afirmou.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e já impactou mais de 1.500 escolas no Rio de Janeiro. Em 2026, além de Queimados, o Esse Rio é Meu será implantado em outros municípios da Baixada e do Leste Fluminense.
A cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica contou com a presença da primeira-dama do município, Cristiane Kaizer; do secretário municipal do Ambiente, Marcelo Matos; e da presidente da OSCIP Planetapontocom, Silvana Gontijo, além dos diretores das escolas municipais.

