Programa Empoderadas, do Governo do Estado, premia personalidades que se destacaram no enfrentamento à violência contra a mulher

Evento, no Copacabana Palace, será apresentado pela atriz Isabel Fillardis, com direção de Pablo Falcão e roteiro de Dimas Novais

O combate à violência contra à mulher vem, ao longo dos últimos anos, ganhando uma série de aliados que atuam diretamente para diminuir os casos, informar e proteger as vítimas. Assim, para valorizar essa causa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vem, pela quinta edição, homenagear essas importantes contribuições, com o Empoderadas, o Prêmio.

São cerca de 26 personalidades entre representantes do judiciário, das forças de segurança, da política, e do mundo das artes, que serão celebradas em uma grande confraternização. A premiação acontece no teatro do Hotel Copacabana Palace, na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, às 19 horas. Entre os agraciados estão nomes como, o governador Cláudio Castro, as atrizes Luana Piovani e Mariana Santos, a apresentadora Xuxa e a modelo Luiza Brunet.

A apresentação será de Isabel Fillardis e de Érica Paes, superintendente de Equidade e Gênero, com direção de Pablo Falcão e roteiro de Dimas Novais. Entre as atrações previstas, as cantoras Doralyce e Hud, além da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada por 52 alunas da rede pública de ensino, sob a regência de Priscila Bomfim. A premiação será seguida de um coquetel.

O Programa Empoderadas

O Programa atua na prevenção e no enfrentamento à violência de gênero, e foi criado em 2019 por Erica Paes, especialista em segurança feminina. O Empoderadas faz parte do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro, instituído através da Lei Estadual nº 9.985 de 7 de novembro de 2022.

A prevenção é a base da metodologia do Empoderadas, que leva aos seus polos em
todo o estado, tatames e professoras graduadas em artes marciais. Essas profissionais são preparadas para oferecer educação, alertar para direitos e identificação dos sinais da violência, sempre atuando de forma preventiva.

Uma vez que nossas alunas se identificam como vítimas de violência, são inseridas na rede social, jurídica e psicológica do próprio programa. Ou, ainda direcionadas aos equipamentos municipais e estaduais de atendimento para mulheres. Em casos de violência patrimonial, nossa equipe oferece cursos profissionalizantes e de empreendedorismo para que as mulheres obtenham autonomia financeira, e consigam romper o ciclo da violência.

Hoje, são 68 polos ativos por todo território fluminense e cerca de um milhão e trezentas mil mulheres assistidas.

Empoderadas, O Prêmio
Data: Dia 9 de dezembro
Horário: 19h
Local: Copacabana Palace (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, nº 261 – Copacabana)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *