29 de novembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Profissionais de Japeri participam de capacitação nacional para implantação do Implanon no SUS

Treinamento da Rede Alyne, em parceria com o Ministério da Saúde, prepara equipes para ampliar a oferta do contraceptivo de longa duração na rede pública

Profissionais de saúde de Japeri participaram, no último dia, (27), no Rio Othon Palace no Rio de Janeiro, da capacitação promovida pela Rede Alyne, iniciativa do Ministério da Saúde voltada ao fortalecimento da Enfermagem Obstétrica no Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento que aconteceu no Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro, teve como foco a implantação do Implanon, método contraceptivo seguro, eficaz e de longa duração, que será ampliado gradualmente em todo o país.

A qualificação reúne enfermeiros e equipes da Atenção Primária, com orientações teóricas e práticas sobre avaliação das pacientes, técnica de inserção do implante e acompanhamento pós-procedimento. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o objetivo é ampliar o acesso das mulheres ao planejamento familiar, garantindo mais autonomia na escolha dos métodos contraceptivos e fortalecendo o cuidado reprodutivo no SUS.

A participação dos enfermeiros segue a regulamentação do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que autoriza a inserção de métodos contraceptivos de longa duração mediante capacitação específica.

Representando Japeri, participaram da formação as enfermeiras Karine Liro da Silva Brito e Keith Laira da Silva Rosa, além da médica Veronica Thomaz de Almeida Monteiro Barbosa. As três receberam a capacitação e agora atuarão como multiplicadoras do conhecimento, capacitando outras equipes da rede municipal.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a expansão da oferta será gradual e prevê a distribuição de 1,8 milhão de unidades do Implanon até o final de 2026, reforçando o planejamento familiar como política pública prioritária.

A subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, destacou o impacto da formação das profissionais para o município. “Essa capacitação representa mais autonomia para as nossas equipes e mais possibilidades de cuidado para as mulheres de Japeri. Estamos preparados para oferecer um atendimento seguro, acolhedor e atualizado. E a boa notícia é que não vai demorar para o Implanon já estar disponível para as nossas pacientes”, afirmou.

 

Como acessar o Implanon no SUS

As mulheres interessadas em utilizar o Implanon devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e inclusão no programa de planejamento familiar. O implante será disponibilizado à medida que as equipes forem capacitadas, garantindo segurança e acompanhamento adequado.

A participação de Japeri na capacitação permite a ampliação da oferta de métodos contraceptivos e promoção do cuidado integral, qualificado e seguro para as mulheres da cidade.

Rede Alyne

 

No dia,  (12/05), o Governo Federal lançou a Rede Alyne, nova estratégia que substitui e amplia a antiga Rede Cegonha, com a meta de reduzir a mortalidade materna em 25% no país. Com investimento previsto de R$ 400 milhões em 2024 e R$ 1 bilhão em 2025, o programa também tem como objetivo diminuir em 50% a mortalidade materna de mulheres negras até 2027, além de fortalecer ações de cuidado materno-infantil no SUS.

A iniciativa homenageia Alyne Pimentel, jovem negra de 28 anos, gestante e vítima de grave negligência médica em 2002, em Belford Roxo (RJ). Alyne buscou atendimento várias vezes, teve o parto mal conduzido, enfrentou horas de espera por procedimentos e por transferência hospitalar, e acabou morrendo após complicações que não foram tratadas adequadamente. Seu caso levou o Brasil a ser o primeiro país condenado por morte materna pelo Sistema Global de Direitos Humanos, resultando em indenização à família e recomendações internacionais para melhorar o atendimento às gestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *