11 de setembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Profissionais da Assistência Social de Belford Roxo participam de capacitação sobre abordagem social para população em situação de rua

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo, participaram hoje (11/09) de uma Capacitação, realizada no auditório da Estação da Cidadania, sede da secretaria. O tema em destaque: Diálogos Sobre a Abordagem Social para População em Situação de Rua teve como objetivo aprimorar o conhecimento técnico de toda a equipe que atua junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro palestraram e trocaram experiências do dia a dia de trabalho com os profissionais da Semasc. Participaram também o Pedagogo Valnei Alexandre da Fonseca, Coordenador Técnico de Programas para População para População em Situação de Rua; Assistente Social Valéria dos Santos, Equipe de Gerência e a Assistente Social Jane Carvalho Fernandes, integrante da Coordenação Técnica do Serviço Especializado em Abordagem Social.

Humanizar e acolher

“A capacitação e o aprimoramento de conhecimentos é uma rotina da equipe técnica da Semasc. Na capacitação de hoje visamos qualificar o serviço de abordagem às pessoas em situação de rua de forma acolhedora e humanizada, porque é assim que deve ser. Temos o dever de garantir o acesso dessas pessoas às políticas públicas, visando a ressocialização familiar e comunitária”, disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos.

 O evento teve também a finalidade de fortalecer articulações e as ações integradas entre as redes socioassistenciais como o serviço de Abordagem Social à População (adulta) em Situação de Rua, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e também nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), considerando o perfil populacional de crianças, adolescentes e famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *