11 de dezembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Produção industrial do Estado do Rio cresce 9,5% em outubro

Desempenho da indústria fluminense acumula alta de 4,6% nos 10 primeiros meses do ano

A produção industrial do Estado do Rio cresceu 9,5% em outubro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, e 4,1% na comparação mensal, na passagem de setembro para outubro. Nos dois casos, o resultado ficou bem acima da média nacional, que foi de -0,5% e 0,1%, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta terça-feira (09/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa do IBGE constatou ainda que a produção industrial do Rio de Janeiro acumula, de janeiro a outubro, uma alta de 4,6%. De acordo com o Instituto, os resultados atingidos pela indústria fluminense exerceram a principal influência positiva no país. Os setores extrativo, de produtos químicos e derivados do petróleo foram os que mais influenciaram esse movimento positivo no mês.

– O Estado do Rio de Janeiro vive um momento de fortalecimento estrutural da sua economia, como evidencia o desempenho da indústria fluminense. A combinação entre políticas de incentivo, melhoria do ambiente regulatório e investimentos em áreas estratégicas tem permitido que nossos setores produtivos operem com mais competitividade. Isso reflete diretamente na geração de oportunidades, no aumento da confiança dos investidores, e na capacidade do estado de contribuir de forma ainda mais significativa para o desenvolvimento do país – ressalta o governador Cláudio Castro.

Ainda segundo o IBGE, na comparação com outubro de 2024, o setor industrial nacional recuou em seis dos 18 locais pesquisados.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, os resultados positivos do Estado do Rio são reflexo direto das políticas de incentivo e atração de investimentos que o Governo do Estado tem implementado, dando o apoio necessário aos setores-chave da indústria.

– Esse descolamento dos resultados da indústria fluminense da média nacional é o indicador mais forte de que as políticas setoriais e os investimentos em infraestrutura e logística do Governo do Estado estão funcionando – destaca Farah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *